Programa Celular Seguro notifica telefones roubados e tem pesquisa de celulares com restrições

Celular Seguro

A partir de agora, o Programa Celular Seguro conta com notificações para celulares roubados e tem recurso para pesquisar telefones com algum tipo de restrição.

Os avisos são para que os novos donos dos telefones fiquem cientes de como aparelho possivelmente foi conseguido.

Consumidores também poderão fazer uma pesquisa para saber se o novo dispositivo é lícito ou ilícito.

Notificação avisa que aparelhos foram roubados ou furtados

Programa Celular Seguro começou a fase de enviar notificações diretamente para os aparelhos roubados ou furtados, algo que acontece ao colocar um novo chip.

Celular Seguro

A medida é uma forma de avisar aos novos comprados, que o dispositivo é ilícito, e que existe um alerta de bloqueio.

Nessa situação, a recomendação é comparecer a uma delegacia da Polícia Civil para conseguir regularizar a situação.

Se o aparelho é seu, é preciso da nota fiscal e/ou comprovar que foi a pessoa que emitiu o alerta.

No caso de não ter nenhuma prova de ser o dono, será preciso devolver na delegacia.

Secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto, fala o seguinte:

“O objetivo central desse novo programa é restituir o celular roubado ou furtado à vítima e, ao mesmo tempo, descobrir e combater os criminosos que comercializam, que vendem esse celular, na grande maioria das vezes fazendo uma nova vítima, que é a pessoa que comprou o celular de boa-fé”.

É possível fazer pesquisa por IMEI para saber se está tudo certo

Celular Seguro

Outra novidade, é a capacidade do usuário fazer uma pesquisa sobre o novo telefone que está comprando.

Qualquer pessoa pode realizar a pesquisa a qualquer momento, o que é interessante para se fazer antes de adquirir um novo smartphone, ainda mais se for usado.

A base de dados é composta pelo próprio Programa Celular Seguro, mas também tem dados da Anatel e boletins de ocorrências dos estados.

No aplicativo Celular Seguro, os usuários podem fazer a pesquisa na opção “Celulares com Restrição”, sendo possível digitar o IMEI ou usar a câmera para ler o código de barra que o outro telefone mostra.

Lembrando que é preciso digitar no teclado de ligação o código *#06# no aparelho que for comprar, e é necessário pesquisar os dois IMEI que o dispositivo possui (se for de dois chips) para garantir que tudo está correto.

Celular Seguro é gratuito

Celular Seguro

Lançado no final de 2023, o Celular Seguro é uma ferramenta que permite avisar bancos e outros que o dispositivo móvel foi roubado ou furtado, assim as contas serão bloqueadas automaticamente, evitando mais prejuízos.

Para que tudo funcione, é necessário fazer o cadastro do aparelho no programa antes do roubo ou furto, e opcionalmente adicionar uma pessoa de segurança, depois é possível fazer o bloqueio das contas de forma rápida quando precisar.

Contas de bancos, de aplicativos compatíveis e até mesmo o bloqueio do número de telefones são feitos de uma só vez, o que é bem eficiente e permite se livrar de vários tipos de problemas, como empréstimos não autorizados, roubo de dinheiro, mensagens falsas para os familiares e muito mais.

E como é esperado, o Celular Seguro é um programa gratuito, sendo necessário uma conta gov.br (também gratuita) para entrar e conseguir utilizar a ferramenta e seus recursos.

Fonte: X e Gov.br

Ofertas da internet

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *