O Android 5.0 Lollipop está demorando muito para chegar ao Moto X 2013 e Moto Maxx. No Moto X o problema é seu processador, no Maxx ainda não sabemos o que está acontecendo.
Enfim a Motorola se pronunciou sobre a demora do Android 5.0 Lollipop para o Moto X 2013. O suporte da Motorola ao responder um usuário avisou que o primeiro Moto X irá receber o novo Android, mas que atualmente a empresa precisa melhorar o desempenho do processador “Chipset”, para que o sistema fique totalmente utilizável e com uma experiência satisfatória para os usuários.
Os problemas da Motorola pertencem ao X8 processador do Moto X que é dividido em 4 partes. O primeiro Moto X possui 8 núcleos, sendo: 2 núcleos para aplicações, 4 para gráficos, 1 para computação contextual e 1 linguagem natural.
Os 2 núcleos de aplicação é um Snapdragon S4 Pro e tem velocidade de 1.7GHz, por sua vez a GPU de 4 núcleos é a Adreno 320. Mas o problema para a Motorola deve ser os núcleos de computação contextual e linguagem natural.
O núcleo de computação contextual serve basicamente para cuidar dos sensores do aparelho, o de linguagem natural foi o que destacou o Moto X dos outros dispositivos do mercado, ele possui interação e reconhecimento de voz, além de cuidar dos comandos de vozes e cancelamento de ruídos.
Com tantos núcleos diferentes e com tantas funções especificas no processador X8 do Moto X, a Motorola está tendo trabalho para otimizar as funções do aparelho no Android 5.0 Lollipop.
Os usuários do Moto X 2013 devem receberem o novo Android 5.0 Lollipop assim que esse problema seja resolvido, a Motorola está se esforçando para que o aparelho tenha melhorias no desempenho e na bateria.
É melhor os usuários esperarem e terem um sistema estável e com melhorias do que ter uma atualização rápida e cheia de bugs.
Até o momento a Motorola não tem data de atualização para o Moto X 2013 e nem para o Moto Maxx, mas o Moto G 2013, Moto G 2014 e Moto X 2014 já estão com o Android 5.0 Lollipop.