Com o novo Android já disponível para os aparelhos One, logicamente que em breve o mesmo irá chegar em outros dispositivos. A Motorola já está testando o Android 5.1 Lollipop no Moto G.
Os primeiros aparelhos com a versão 5.1 Lollipop foram os Android One, essa linha é totalmente controlada pelo Google, por isso possuem hardware parecidos e são totalmente atualizados pelo Google.
O Moto G 2013 dual-chip já está atualizado com o Android 5.0.2 Lollipop, mas a Motorola já está testando internamente o Android 5.1, que irá corrigir muitos problemas que estão acontecendo no aparelho.
O Android 5.1 Lollipop chega com muitas novidades, confira:
Melhorias na estabilidade do sistema
Melhorias no gerenciamento de RAM
Correção para fechamento de aplicativos
Correção no consumo excessivo de rede quando usado e conectado no Wi-Fi
Problemas com notificações resolvidos
Atualização no Material Design para resolução de problemas
Modo silencioso adicionado novamente
Experiência de áudio melhorada e alguns problemas corrigidos.
Até o momento o Android 5.0 Lollipop apresentou os mais variados problemas. O primeiro foi com o Wi-Fi que não funcionava, logo depois erros com aplicativos que não fecham, a câmera e a lanterna também apresentam problema e param de funcionar, mas o pior é um bug no gerenciamento de memória do sistema que em aparelhos com pouca RAM apresenta lentidão ou até mesmo travamentos.
Como falamos os testes do Android 5.1 Lollipop ainda está acontecendo internamente na Motorola para alguns funcionários. Ainda não existe nenhuma ROM disponível para os usuários já que cada ROM tem um número único de identificação para evitar vazamentos interno.
A atualização além de estar em fase inicial segundo o usuário ela não apresenta problemas e está melhor do que a 5.0.2, praticamente não existe bugs. Se o Android 5.1 Lollipop para o Moto G 2013 estiver mesmo sem erros, logo estará disponível para usuários de teste da Motorola e se estiver tudo certo rapidamente está chegando para todos os consumidores.