As fabricantes estão trabalhando sem parar para trazer novos dispositivos, nos próximos anos teremos aparelhos que serão curvos, e com nenhuma ou pequenas bordas.
Já alguns anos podemos observar que as fabricantes em geral estão trazendo novas tecnologias e diferentes formas para os novos smartphone e tablets.
Os novos smartphones estão chegando curvos, essa tendência começou com o LG G Flex e com o Samsung Round, ambos aparelhos curvos de forma diferentes.
Em breve será lançado o novo LG G Flex 2 que chegará ao Brasil no mês que vem, seu destaque continua em seu design curvo, mas algo interessante é que a LG anunciou alguns novos aparelhos simples com o visual levemente curvo.
No anúncio da LG a fabricante fala que muitos aparelhos terão o design curvo futuramente, como o LG Prime Plus que já possui design levemente curvado.
A Samsung por outro lado foi a primeira a lançar um celular sem uma borda lateral. O Galaxy Note Edge já está disponível no Brasil, o aparelho possui a tela estendida “curva” para a lateral que normalmente seria a borda do dispositivo.
Logo depois a própria Samsung anunciou o Galaxy S6 Edge aparelho que não conta com bordas em suas laterais, mas a versão normal do Galaxy S6 ainda possui borda pequenas.
Agora sabemos que a fabricante OPPO está trabalhando em um smartphone praticamente sem bordas, suas bordas são tão finas que dependendo do lado que olhamos parecem que não existem.
Para smartphones, telas curvas e sem bordas é algo que irá virar tendência. Telas e aparelhos curvos são melhores para serem segurados já que em tese seguem o contorno da mão quando seguramos o dispositivo. Aparelhos sem ou com poucas bordas é excelente quando o assunto são telas grandes, assim as fabricantes podem lançar dispositivos com tela grande ao mesmo tempo que os aparelhos continuam com um tamanho considerável e com uma boa pegada.
O problema pode ser se algumas dessas tecnologias sejam aplicadas de forma erradas nos tablets. Pense em um tablet com pouca borda ou sem nenhuma, será praticamente impossível manusear o mesmo sem apertar na tela em algum momento, assim ativando alguma coisa que você não queria. No caso de tablets curvos poderíamos ter uma pegada melhor, mas o dispositivo teria que ser flexível para não quebrar na primeira queda ou sobre alguma pressão.
No final essa é uma evolução necessária, se as fabricantes quiserem aparelhos com telas grandes, nenhuma borda ou elas sendo finas poderão diferenciar os seus aparelhos dos concorrentes, o formato curvo é algo legal, com ele podemos ter diferentes formatos nos novos smartphones e quem sabe nos tablets. Mas tudo depende de como as fabricantes irão usar essas tecnologias.
E você prefere dispositivos curvos, aparelhos com nenhuma borda ou bordas pequenas? ou prefere o design dos aparelhos atuais? Deixe seu comentário.