No anúncio do Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge a Samsung destacou a sua nova interface mais rápida TouchWiz, mas ela ocupa muito espaço e deixa somente 23GB livres para o usuário e não permite remover os apps de fábrica.
Muitos rumores e até a própria Samsung falaram que a modificação TouchWiz ficaria mais leve no Galaxy S6, realmente o sistema ficou mais leve em relação a velocidade, mas em seu tamanho o sistema ainda é muito grande.
Na versão de 32GB do aparelho o usuário terá cerca de 23GB livres para usar como quiser, esses 9GB a mais contam com o sistema Android, a modificação TouchWiz e aplicativos que precisam ser atualizados no primeiro uso do aparelho.
Esse valor irá mudar de região para região, ainda as operadoras podem colocar mais app, a fabricante pode colocar um aplicativo especifico para um país e por isso esse é o valor médio “23GB’ que o usuário terá disponível.
A Samsung também anunciou que seria possível remover aplicativos que os usuários não fossem usar, mas nos aparelhos pelo menos dos EUA isso não é possível, o máximo que podemos fazer é desativar os aplicativos do sistema.
Assim os apps não gastam muito espaço, mas eles continuam lá escondidos na memória do aparelho e podem ser ativados novamente a qualquer momento.
A Samsung fala que os aplicativos podem sim ser removidos de uma vez e não só desativados, mas que essa opção varia de região para região, operadoras entre outros fatores.
O problema é para os usuários que gostam de instalar muitos aplicativos, jogos ou ter muitos arquivos multimídia em seu dispositivo, ao ligar e configurar o seu novo Galaxy S6 perdem cerca de 30% do espaço que na prática era para estar disponível.
Ainda temos que lembrar que o Galaxy S6 como o Galaxy S6 Edge não possui entrada para cartão de memória, com isso o usuário precisará se virar com o valor livre da memória interna para usar o aparelho da forma que quiser.
Como em todas as compras pense bem antes de adquirir um aparelho e veja se o mesmo será bom para o seu uso diário e sempre confira o espaço interno que você terá livre para usar, ainda mais quando o aparelho que irá comprar não tem entrada para cartão de memória.