Os consoles aos poucos estão perdendo uma parcela preciosas de usuários, muitos hoje em dia possuem smartphones e tablets e jogam por esses dispositivos. Agora o foco de muitas desenvolvedoras de jogos para consoles são games para smartphones.
A primeira que deu sinais dessa mudança foi a Sega, em janeiro a desenvolvedora mandou alguns funcionários embora, além disso o foco da empresa é o PC e plataformas móveis como o Android, iOS e Windows.
A Sega em parte já começou a colocar esse plano em prática, agora a empresa irá retirar das lojas alguns dos seus jogos antigos por falta de qualidade, mas eles poderão retornar em versões atualizadas e com uma qualidade maior.
A Konami por sua vez não está em seus melhores dias, a desenvolvedora vem passando por problemas internos e por reduções de custos, até mesmo algumas séries de jogos já foram canceladas.
Agora a empresa Konami terá como principal plataforma de jogos os smartphones, games que devem chegar no modelo grátis para jogar, mas com itens extra para comprar com dinheiro de verdade.
A Square Enix a tempo vem apostando nos dispositivos Android, por isso hoje em dia podemos jogar vários Final Fantasy e Dragon Quest em qualquer dispositivo compatível.
No último relatório de lucros da empresa 50% do total desse valor veio diretamente de seus jogos móveis e de assinaturas mensais dos seus MMORPG. Com esses dados a Square Enix decidiu que no momento os dispositivos móveis serão prioridade, mas não deixará de lançar jogos para os novos consoles.
Por sua vez surpreendendo a todos ao anunciar que em parceria com a DENA, Nintendo irá lançar jogos para Android e iOS.
A parceria irá trazer 5 jogos até 2017, todos os personagens da Nintendo podem ser usados, todos os jogos serão desenvolvidos do zero, sendo que a DENA irá fazer os jogos, mas tudo com a supervisão e direção da Nintendo.
Essa mudança atual na mente das desenvolvedoras é o ciclo natural da sobrevivência, cada uma precisa se adaptar totalmente com as novas tecnologias disponíveis no mercado.
Como as empresas querem lucro, o melhor momento é com certeza apostar em smartphones e tablets. Hoje em dia milhares de pessoas possuem no mínimo um smartphone, mas nem todas possuem consoles em suas casas, com essa grade diferença de quantidade de dispositivos, claramente as desenvolvedoras e quem arriscar em jogos e aplicativos móveis possuem uma maior chance de obterem mais dinheiro.
Em todo o caso, quem ganha com isso são os usuários de smartphones e tablets que em breve irão receber novos jogos de alta qualidade e especialmente feito para dispositivos móveis.