Pular para o conteúdo

Páginas da web serão carregadas até 4x mais rápidas no Brasil usando Android e rede 2G

Google Internet 2G rápida Android

O Google anunciou que agora as páginas da web serão carregadas até 4x mais rápidas no Brasil usando Android e rede 2G.

Inicialmente o projeto começou na Indonésia e com muitas respostas positivas o projeto de acelerar a internet estará chegando para a Índia e Brasil.

Funciona dessa forma, ao usar o Chrome ou o próprio navegador padrão do Android, o navegador irá avaliar a qualidade da sua conexão, se a velocidade da internet for baixa o navegador irá ativar a habilidade de transcodificar as páginas acessadas.

A habilidade de transcodificar as páginas na internet é realmente poderosa, com ela temos um aumento de 4x da velocidade de carregamento das páginas e diminuímos o gasto de dados em 80% isso em uma rede 2G que é a mais simples e também a mais lenta de todas.

Google Internet 2G rápida Android
Google Internet 2G rápida Android

Logicamente que para as páginas ficarem mais rápidas o Google tem que remover algumas coisas, algumas CSS e o script do Analytics são removidos. Para o usuário o diferencial será o visual do site que ficará mais simples, mas a leitura e algumas imagens não serão afetadas, com esses mecanismos o Google aumentou em 50% a visualizações de páginas na Indonésia.

Se por um acaso a página apresentar algum problema ou não conseguir ser transcodificada o navegador irá te avisar do que está acontecendo, se quiser também estará um disponível um link para acessar a página sem ativar a transcodificação do Google.

Em alguns dias a transcodificação de páginas da web para conexões lentas será ativado no Brasil e na Índia, tudo de forma automática sem precisar que o usuário faça nada, apenas precisa ter um aparelho com Android 2.3 ou superior e usar o Chrome ou o navegador padrão do Android.

Essa notícia é excelente para quem tem como opção usar a rede das operadoras, o consumo de dados irá diminuir ao mesmo tempo que o carregamento das páginas irá ser mais rápido, com a internet que temos no Brasil esse novo recurso será muito bem aproveitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *