O E-SIM está sendo desenvolvido pela Samsung, Apple e GSMA, o novo chip telefônico deverá demorar algum tempo para ser lançado, mas trará novidades interessantes.
O tradicional SIM “chip telefônico” possui diferentes tamanho; tradicional, micro e nanoSIM, mas o novo E-SIM irá ter tamanho único e será incorporado ao aparelho, ou seja, não será removível.
Algo que existe nos chips telefônicos atuais é a limitação de rede através do SIM da operadora, o que muitas vezes exige a troca por um novo, por exemplo, se você tem um chip antigo e comprou um aparelho novo e quer usar a rede 4G, a troca terá que ser obrigatória, sem ela você não tem como usar o 4G.
O novo E-SIM chegará com suporte para praticamente todas as redes conhecidas no mundo, ou seja, você poderá usar praticamente qualquer operadora do planeta sem precisar trocar o chip ou de aparelho.
Uma novidade interessante é que o novo E-Sim também permitirá alternar entre as operadoras de forma instantânea, algo que hoje em dia é impossível, como o novo SIM é interno o usuário não precisará trocar ou comprar um chip telefônico ao trocar de operadora.
Esse novo chip E-SIM em partes será parecido com o chip telefônico que a Apple lançou para o iPad Air 2 que permite a mudança de operadora em viagens sem precisar fazer a troca de chip.
Atualmente o apoio ao novo chip E-SIM está aumentando, as operadoras AT&T, Deutsche Telekom, Etisalat, Hutchison Whampoa, Orange, Telefónica e Vodafone já estão disposta a usarem essa novidade.
Mas a adoção e troca oficial dos chips telefônicos atuais para o novo E-SIM ainda irá levar muito tempo, isso lembra os celulares de antigamente de linha, praticamente esse novo E-Sim será uma versão melhorada do chip telefônico atual e uma versão turbinada das antigas linhas telefônicas.
Via: Financialtimes