Em automóveis qualquer distração pode ser fatal, por isso as empresas estão investindo pesado em assistentes pessoas que usam comandos de voz, em teste realizado para saber o nível de distração o Google Now se mostra um pouco mais seguro do que Siri e Cortana para motorista, mas precisa melhorar muito.
Atualmente muitos carros já saem de fábrica com sistemas internos que servem para facilitar a vida dos motoristas, esses sistemas chegam com muitas funções que permitem trocar de músicas, ter fácil acesso ao GPS, realizar e receber mensagens de texto e ligações.
O teste foi realizado pela AAA Fundação para Segurança no Trânsito dos EUA e mostra resultados que devem deixar muitos motoristas preocupado quando estão dirigindo.
Segundo os pesquisadores depois de dar um comando de voz para um assistente pessoal a pessoa demora cerca de 27 segundos para conseguir prender a atenção na estrada novamente, mesmo se a pessoa estiver olhando para a estrada e com a mão no volante, o cérebro ainda não conseguiu se concentrar na tarefa de dirigir e por isso esses poucos segundos podem causar vários tipos de acidentes.
Os pesquisadores dividiram em 4 níveis de distrações que o motorista pode ser afetado, verde seria uma distração simples como ouvir música, o amarelo é parecido com a distração de uma ligação, a laranja é o mesmo nível de distração de quando envia uma mensagem de voz, o vermelho é a distração mais alta que consegue prender a atenção do motorista em alguns segundos.
Confira os gráficos que mostra os carros, e o nível de distração do Google Now, Siri e Cortana:
Como podemos ver o Google Now, Siri e Cortana estão no nível laranja, mas o Google Now conseguiu uma pontuação de 3.0, a Siri 3.4 e a Cortana teve a pontuação de 3.8.
Quando os motoristas tentam usar as assistentes pessoais para mandar mensagens de texto via comandos de voz a distração aumentou, nesse caso o Google Now ficou com 3.3, a Siri 3.7 e a Cortana alcançou 4.1.
Entre as assistentes pessoais o Google Now foi a que teve melhor desempenho em comparação com a Siri e Cortana, mas infelizmente o Google precisa melhorar muito Google Now para que a assistente distraia menos o usuário se torne mais seguro para os motoristas.
Via: Newsroom