Todo dia temos notícias de novos vírus para o sistema do Google, agora o novo malware para Android só poderá ser removido com um novo firmware de fábrica.
Um novo malware apareceu e está provocando muita repercussão, isso em grande parte por ser praticamente impossível remover o mesmo sem instalar um novo firmware de fábrica em seu aparelho.
O que faz esse malware perigoso, é que facilmente ele consegue acesso root ao sistema, dessa forma ele pode modificar e alterar o que quiser, sem que você precise permitir e na maioria das vezes até mesmo sem você saber o que está acontecendo.
O root é o principal usuário do sistema, ele permite que apps e até você possa alterar o que quiser, desde algumas funções até mesmo arquivos importantes e necessários para o sistema.
Com o acesso root o malware se encarrega te adicionar arquivos na parte do sistema que mantem os arquivos do sistema e aplicativos das fabricantes, por isso mesmo com uma restauração de fábrica o malware ainda continuará em seu aparelho como se fosse um aplicativo padrão.
Para conseguir remover de vez o malware, é necessário ter habilidade com o ADB do Android para conseguir remover os arquivos instalados ou simplesmente instalar novamente o firmware de fábrica em seu aparelho, se tentar fazer uma restauração de fábrica o malware continuará a funcionar normalmente logo depois de configurar o seu aparelho.
O novo malware inicialmente serve para exibir propagandas, que no final geram dinheiro para os envolvidos, mas com acesso root os hackers podem fazer o que quiser com o seu aparelho inclusive acessar seus dados.
Para espalhar facilmente o malware é injetado em aplicativos conhecidos e depois são colocados na internet para os usuários baixarem, no total já foi descoberto mais de 20 mil aplicativos contaminados, entre eles os mais conhecidos e usados como o WhatsApp, Facebook e Twitter.
A única forma de se manter seguro é só fazer download de aplicativos e jogos diretamente da loja Google Play, já que baixar e instalar apps e games de outros lugares facilmente poderá colocar o seu aparelho e dados em risco.
Via: Lookout