Pular para o conteúdo

Conheça as formas de atualizar o Android, OTA, via PC e outras

Android versões

As atualizações são uma parte fundamental no Android, então conhecer as formas de atualizar o sistema é essencial para os usuários.

Se manter com a versão mais recente significa que você tem acesso aos recursos mais atuais e está com proteções ativas contra as diversas ameaças conhecidas.

Então manter os seus telefones, tablets, TVs, relógios inteligentes e outros dispositivos na versão atual traz muitos benefícios, e existem várias formas de fazer isso.

Como a atualização para o Android é desenvolvida?

Vamos começar falando como as atualizações para o Android são feitas, o Google é o responsável por lançar uma nova versão do sistema a cada ano, elas chegam sem nenhuma personalização.

Nexus 5

As empresas de chip então lançam drives compatíveis com a atualização, permitindo que o sistema funcione nos telefones atuais.

Logo depois da liberação dos drives. as fabricantes podem colocar a mão na massa e começarem a adicionar as suas próprias personalizações, e tudo mais que precisam para seus aparelhos funcionarem corretamente.

Mas nem todas colocam personalizações, exemplo da Nokia e Motorola, que adicionam apenas algumas mudanças, mas no geral o visual fica do Android “Puro”, que não tem modificações.

Próxima fase são os testes, muitas empresas utilizam sistemas automatizados para essas tarefas, mais tarde, os funcionários e logo depois, até uma versão beta pode ser liberada para os consumidores interessados, se correr tudo bem, no final, todos recebem a nova variante.

Claro que nem sempre os testes dão bons resultados, algo que aconteceu com o Zenfone 4, que não foi atualizado para o Android 9.0 Pie, por não funcionar como o esperado.

Depois dessas informações, é hora de conferir as diversas formas de atualizar o Android, iremos falar de OTA, via computador, com imagem de fábrica, pela loja do sistema e por ROM, confira:

Via OTA

Atualmente é a forma de atualizar o Android mais utilizada, OTA é bem simples de ser instalada, não exige muita interação do usuário, praticamente sendo necessário apenas reiniciar o dispositivo para a sua instalação.

O que é OTA (Over-The Air)?

Android OTA

Em português significa atualização sem fio, mas em inglês, OTA é Over-the-Air, esse tipo é liberado diretamente para o aparelho do usuário, sem precisar de outros dispositivos ou qualquer fio.

A instalação acontece de forma simples, você baixa a nova versão, aperta no botão para atualizar e o restante do procedimento é feito pelo próprio sistema, quando tudo terminar, o aparelho é reiniciado com todas as novidades ativas.

Quais as vantagens para OTA?

Seu destaque é a sua grande simplicidade, em poucos passos, uma nova versão está instalada e o dispositivo pronto para uso, algo mais simples do que isso, dificilmente será encontrado.

Outro item que merece ser citado é que OTA não exige que você baixe o sistema por inteiro, ele sempre irá te enviar apenas os dados que são necessários, o que deixa o arquivo menor, mais rápido de ser baixado e aumenta a velocidade de instalação.

Mas algo muito interessante, é que esse tipo de atualização mantém seus dados, então você não perde nada, mas lembre-se, sempre é bom ter um backup dos seus dados importantes, já que sempre existe uma chance de acontecer algum problema.

Usando um computador

Antigamente, muitas vezes era necessário utilizar um PC para atualizar o Android, mas com a chegada da OTA, tudo mudou e hoje em dia é extremamente raro, e é utilizando apenas se acontecer algum problema.

Se o telefone ou tablet estiver com problema com o sistema ou em atualizar, será necessário ir ao site da fabricante, baixar o software recomendado e seguir os passos para instalar ou reinstalar o sistema mais atual.

Nesse caso, é essencial fazer o backup dos seus dados, esse procedimento sempre irá apagar tudo que está em seu aparelho.

Utilizando uma imagem de fábrica

Essa é uma forma manual de instalar atualizações do sistema, a imagem de fábrica exige um pouco de conhecimento e softwares corretos para tudo sair da forma esperada.

O que é uma imagem de fábrica?

Nexus 4 recovery mode

As imagens de fábrica são essenciais para resolver problemas mais sérios de software, elas são o próprio sistema completo, mas que são necessárias as ferramentas corretas para a sua instalação no aparelho, que normalmente é feita quando não está funcionando corretamente.

Se está com um problema de software ou quer instalar a atualização mais rapidamente sem precisar esperar a fabricante liberar a novidade para todos os usuários, a imagem de fábrica também é interessante para você.

Toda fabricante possui imagem de fábrica para seus aparelhos

Felizmente, todas as fabricantes possuem imagens de fábrica para seus dispositivos, alguns facilitam o download desses arquivos, outras escondem e não permitem baixar.

Curiosamente, as imagens de fábrica são utilizadas nos softwares das empresas, por isso que elas conseguem resolver todos os problemas e apagam os dados dos usuários, por estar realmente instalando um sistema novo.

Google é o mais conhecido por disponibilizar esse tipo de arquivo, a cada nova versão do Android, a empresa lança a imagem de fábrica para seus celulares, tablets, relógios inteligentes e outros aparelhos suportados.

Como usar a imagem de fábrica?

De forma bem resumida, é necessário ter a imagem de fábrica, o aparelho compatível, o computador, drives e talvez softwares para essa tarefa.

Na maioria das vezes você precisará fazer a instalação utilizando o ABD e Fastboot, utilizando a linha de comando, mas as imagens podem ser utilizar em softwares mais simples, caso do Odin, em aparelhos da Samsung.

Quando é necessário utilizar a imagem de fábrica?

Como falamos, ela é ideal para problemas no software, já que irá corrigir tudo nesse setor, assim é possível descobrir se temos algum falha no sistema ou em alguma peça, se for o software, o problema será corrigido, mas se continuar, é algo relacionado ao hardware.

Normalmente utilizada nas assistências técnicas, a instalação da imagem permite que os técnicos consigam verificar os problemas de forma mais rápida e confiável.

Imagem de fábrica são seguras?

Sim, elas são liberadas pelas próprias fabricantes, e são utilizadas para resolver os problemas de software, então não contam com alterações ou ameaças escondidas.

O único perigo, é o próprio usuário, que pode fazer a instalação da forma incorreta, causando mais problemas para o aparelho, então sempre faça o backup dos seus dados e siga corretamente os tutoriais.

Loja Google Play Store também foi utilizada

Google Play Logo

Essa talvez tenha sido a forma mais diferente de todas, e vimos ela em ação apenas no Eluga da Panasonic, que utilizou a loja Google Play Store para se atualizar.

Bem parecida com a atualização OTA, mas utilizando a loja do Android para essa tarefa, a instalação foi bem simples e sem maiores intervenção por parte do usuário.

É como se o usuário estivesse baixando e instalando um aplicativo comum, com a diferença de ter que reiniciar para a conclusão da instalação.

Instalando nova versão usando ROM

Graças a vários desenvolvedores, o Android possui ROMs, que são sistemas modificados por terceiros para funcionarem em diversos tablets, telefones e outros aparelhos em geral.

Elas geralmente são utilizadas para os dispositivos receberem uma versão que a fabricante nunca irá lançar oficialmente, mas contam com outras vantagens.

O que é ROM?

CyanogenMod logo no smartphone

A ROM é o sistema operacional, no caso é o próprio Android, a oficial é liberada pelas fabricantes, mas como o sistema é liberado gratuitamente para todos, os desenvolvedores de terceiros também criam suas próprias versões do Android.

Essas versões alternativas geralmente contam com melhorias, otimizações, novos recursos e diferenciais que as empresas tradicionais não possuem.

Vantagens da ROM

Também conhecida como custom ROM, elas são aprimoradas em vários setores, ocupam menos espaço de armazenamento, precisam de menos RAM para funcionarem e contam com aplicativos avançados funcionando sem que seja preciso fazer a instalação manual.

Elas também contam com a sua própria personalização ou segue o design do Android, então são bem diferentes das personalizações das fabricantes, que muitas vezes podem deixar tudo mais lento.

Mas a grande vantagem da ROM é que ela permite que aparelhos mais antigos tenham acesso a versão mais recentes do sistema, por exemplo, a empresa parou de atualizar o seu dispositivo no Android 12, os desenvolvedores podem trabalhar para trazer o Android 15 para o seu modelo, mantendo-o atualizado e não sendo necessário comprar um novo telefone.

Instalando uma ROM

Assim como a imagem de fábrica, a instalação de uma ROM exige um bom conhecimento, então se é um usuário avançado, não terá problemas, mas se não for e não souber o que está fazendo, pode causar problemas no aparelho.

De forma bem resumida, será necessário fazer o desbloqueio do bootloader, logo depois, é preciso fazer a instalação de uma recuperação personalizada e no final colocar a ROM escolhida e que suporte o seu telefone ou tablet.

A recomendação é seguir tutoriais para o seu dispositivo, já que cada modelo e fabricante exigem passos diferentes para a instalação

Utilize OTA, PC e outras, mas mantenha o sistema atualizado

Não importa qual modo você irá utilizar, o importante é manter o seu sistema atualizado, o que aumentará a sua segurança e permitirá o uso de recursos mais atuais.

Geralmente a OTA é a mais indicada para praticamente todos os casos, e as formas de atualizar utilizando computador e ROMs são alternativas se tiver problema ou quiser mudar o sistema por completo, já o modo utilizando a loja Google Play Store não é mais utilizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *