A velocidade das informações devem ser mais rápida possível, isso é algo essencial principalmente quando uma possível catástrofe possa acontecer, com a rapidez é possível salvar muitas vidas.
Pensando nisso o Google adicionou informações no seu aplicativos Google Now, Google Maps e nas buscas feitas no site do Google ou no Android, a intenção é ajudar e informar rapidamente as pessoas em caso de um terremoto ou tsunami no Japão antes que o mesmo cause maiores danos ou vidas sejam perdidas.
No caso de terremotos as buscas, Google Now e o Maps irão dar um link com as possíveis informações do acontecimento tanto na tela do seu computador ou Android, essa informações de alertar onde pode ter um grande desaste e que você deve evitar nesse momento.
No caso de tsunami irão aparecer todas as informações que as agências de meteorologia do Japão disponibilizarem naquele momento, inclusive com horários e alturas das ondas, nesse caso especialmente o Maps irá mostrar as áreas que serão afetadas pelas ondas gigantes e o horário que isso pode ocorrer, com essas informações você poderá ter tempo suficiente para fugir ou se distancia dos pontos que serão atingidos.
O Google Now vai um pouco além, ele irá pode descobrir sua localização atual e indicar lugares seguros ou centros de evacuação que estão mais próximos de você, com a ajuda do Mapas achar os lugares seguros será fácil e rápido.
Todas essas informações só são possíveis graças as parcerias que o Google fez com 14 prefeituras do Japão, o intuito é tornar os dados públicos mais facilmente acessíveis principalmente em questões de riscos como é o caso de terremotos e tsunamis que muitas vezes atinge o país.
Via: Gsmarena