O Jelly Bean Android 4.1 ao ser lançado foi considerado o Android até então mais seguro que existiu, mas agora o Android 4.2 de mesmo nome traz verificação de malware para aplicativos.
O novo recurso de segurança incluído no sistema Android 4.2 que ainda se chama Jelly Bean traz algo muito benéfico para os usuários que gostam de testar novos aplicativos e sempre ficam com medo de ter seus dados roubados.
O recurso é acionado toda vez que você for instalar um aplicativo, não importa se o aplicativo é da Google Play ou não, quando esta instalando o aplicativo o sistema irá fazer a verificação anti-malware para saber se o aplicativo traz algum risco para quem esta instalando.
Mas o novo recurso é muito complexo que para ajudar a determinar se o aplicativo é algum malware ou não, mas para isso ele acessa um gigantesco banco de dados do Google com cerca de 700 mil aplicativos.
Se encontrado alguma ameaça o anti-malware impede que o aplicativo malicioso seja instalado no aparelho e como esta o sistema ainda monitora o envio de mensagens de texto, sendo que sempre pede permissão para enviar qualquer mensagem, isso combate os aplicativos que ficam enviando mensagem para serviços Premium que ganham por cada sms enviada e o usuário nem desconfia do que esta acontecendo.
O Google esta investindo pesado na segurança tanto do sistema como da sua loja Google Play, agora inclusive mudou até a tela de notificar o que o aplicativo pode acessar no aparelho, mas o que é ruim no momento é que esse novo recurso de segurança só esta disponível para o Android 4.2, o que irá demorar um pouco para chegar de fato para os usuários.
Via Androidauthority
Dicas de matérias:
Conheça as novidades do novo Android 4.2
Google lança novo sistema de segurança para sua loja chamado Bounce
22 aplicativos da loja Android do Google são removidos
Android 4.x já esta em quase 30% dos smartphones com o sistema Android
LG Optimus 4X HD deve receber Android 4.1 Jelly Bean no começo do ano
Conteúdo original do site Ajudandroid