Se manter seguro é essencial em todas as ocasiões, por isso, vamos falar como funciona no Android a proteção contra restauração de fábrica.
Toda novidade é bem-vinda, se for para aumentar a segurança do usuário é algo ainda melhor, existem recursos no Android para proteger nossos aparelhos de curiosos e até mesmo depois de virar vítima de um roubo ou furto.
Hoje iremos descobrir o que é proteção contra restauração de fábrica e como funciona no Android.
O Android está evoluindo muito desde o seu lançamento, por isso, conta com recurso surpreendentes. Com um grande número de tablets e smartphones chegando ao mercado, o sistema também vira um grande alvo de hackers e de ladrões que podem a qualquer momento te roubar ou furtar.
Quando você é roubado ou até mesmo perde um telefone, dificilmente você encontrará o seu aparelho novamente, mas felizmente o Android possui uma trava que não permite o ladrão usar o seu aparelho.
O que é proteção contra restauração de fábrica?
Essa novidade chegou em conjunto com o Android 5.1 Lollipop, inclusive esse foi um dos grandes destaque dessa atualização.
O recurso só chegou ao Android depois que o congresso nacional dos EUA exigiu que o Google adicionasse uma ferramenta para bloquear os aparelhos depois que fossem roubados.
A intenção da proteção contra restauração de fábrica é exatamente essa, inibir ladrões de roubar smartphones e tablets já que não poderão usar o aparelho depois de roubado.
Como funciona a proteção contra restauração de fábrica
Algo bem legal da proteção contra restauração de fábrica é que o usuário não precisa ativar nada, basta ter o Android 5.1 ou versão mais recente, que ele já contará com o recurso ativo e pronto para manter seu aparelho inutilizável em caso de roubo ou perda.
Todo mundo sabe que para usar o sistema Android inclusive para baixar aplicativos e jogos é necessário ter uma conta Google (Gmail), então praticamente todos os aparelhos possuem uma conta.
Quando você é roubado ou perde um aparelho, a primeira reação da outra pessoa será apagar seus dados para conseguir usar o smartphone como novo, para isso é necessário fazer uma restauração de fábrica.
Mas aí que a pessoa terá uma surpresa, quando o smartphone ou tablet for iniciado novamente, ele irá pedir o Gmail e a senha do antigo usuário para desbloquear o aparelho e permitir que o novo usuário possa inserir um novo e-mail, sem a senha e Gmail o dispositivo ficará impossibilitado para uso.
A proteção contra restauração de fábrica do Android realmente funciona?
Essa é uma pergunta fácil de responder, sim e não, sim para usuários mais simples que não sabem fazer procedimentos avançados no Android, não para quem conhece um pouco o sistema, inclusive nos últimos dias conferimos como pode ser burlado a proteção contra restauração de fábrica.
Em resumo a proteção contra restauração de fábrica ainda precisa evoluir um pouco mais para realmente se mostrar seguro e dessa forma conseguir diminuir o roubo principalmente de smartphone no Brasil e no mundo, mas essa proteção pode facilmente inibir que usuários mais simples de adquirir produtos roubados, com menor número de compradores os ladrões vão pensar muito bem antes de correr o risco de ganhar pouco ou nem conseguir vender o dispositivo.
Confira mais itens em nossa Seção Interessantes
Tenho um motorola, troquei o chip, e agora tdo que tento assessar pede senha
Inacio, precisa saber qual senha ele está pedindo, já que pode ser a senha de desbloqueio do telefone ou a senha para desbloquear o chip.