Pular para o conteúdo

Brasil quer interligar banda larga Sul-Americana

Banda larga América do Sul

A internet no mundo todo está ficando mais rápida, mas infelizmente no Brasil não temos uma rede nova e nem muito rápida e assim poucos lugares tem acesso à banda larga de alta velocidade.

Brasil quer interligar banda larga Sul-Americana para melhorar a velocidade e estabilidade da internet na região.

Ministros de comunicação de 12 países da Unasul (União Sul-Americana de Nações) já aprovaram a proposta apresentada pelo governo brasileiro de construir um anel de fibras ópticas ligando todo continente Sul-Americano, tudo para manter os países interligados em uma mesma rede.


As pesquisas do governo brasileiro mostram que um usuário da América Latina paga no mínimo 3 vezes mais para se conectar à internet do que um usuário norte-americano por exemplo.

O projeto pretende além de integrar toda a América do Sul ia intenção é reduzir os custos de conexão que são em média cerca de 35% a 40% do preço total do acesso, com essa nova integração a velocidade da internet aumentará em todos os países da América Latina algo excelente para os consumidores da rede nesses 12 países.

Para entender como seria a redução dos custos é simples veja o exemplo, se você quer falar com alguém na Argentina no lugar dos dados irem diretamente para a Argentina eles vão para o Estados Unidos e depois que são enviados para a Argentina, com essa ligação da rede banda larga em todo o hemisfério sul os dados vão diretamente para a Argentina assim reduzindo e muito os custos da conexão.

Banda larga América do Sul

Segundo Paulo Bernardo ministro das comunicações brasileira:

“Essa é uma situação racional, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista estratégico e da proteção de nossas informações. E tal constatação só vem reforçar a necessidade de imprimirmos nossos esforços em criar uma solução sul-americana para a comunicação óptica”.

Estima-se que o gasto para interligar todo o continente sul seja de $60 milhões de dólares, o valor será dividido entre todos os países.

Confira mais notícias relacionadas em nossa “Seção Internet”.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *