Todo mundo que um sistema perfeito ou perto disso, por isso, não apresentar travamentos ou lentidão é algo magnifico para um smartphone ou tablet, mas claro que sem esse tipo de problema quem acaba ganhando é o consumidor que terá uma melhor usabilidade a todo momento.
Uma novidade do novo Android 4.0 Ice Cream Sandwich é que a GPU será usadas em todos os aplicativos, para assim tudo ficar mais suave e sem travamentos para o usúario.
Primeiro vamos entender como funciona o hardware de um dispositivo como um tablet ou um smartphone, o processador serve para processar todo tipo de dados possíveis, já a GPU ela é a placa de vídeo do seu celular, ela processa todas as imagens que aparecem na sua tela e é muito usada e essencial para jogos.
O Andorid 3.0 Honeycomb tem essa capacidade de usar a GPU nos seus aplicativos, mas para funcionar corretamente dependia do desenvolvedor ativar a aceleração por hardware, que ativada permite que o sistema use o poder da GPU nos aplicativos para aumentar o desempenho, com a chegada do Android 4.0 Ice Cream Sandwich e com o novo SDK, os aplicativos terão um aumento de velocidade através da GPU automaticamente sem precisar da interferência do desenvolvedor.
Isso acontece por que a GPU calcula algumas tarefas bem mais rápidas que a CPU, usando a GPU ainda temos a vantagem de dá uma folga para o processador, assim o mesmo irá trabalhar mais livre, com a CPU ficando mesmo em uso, a bateria do dispositivo tem tudo para durar um pouco mais.
Quem receber essa atualização do Android 4.0 Ice Cream Sandwich deverá ficar maravilhado com essa novidade e outras que você pode conferir nessa matéria “PRINCIPAIS NOVIDADES DO ICE CREAM SANDWICH ANDROID 4.0”.
Em resumo os desenvolvedores ganham tempo para desenvolver os seus aplicativos sem se preocuparem se irão ou não usar a GPU, por outro lado os usuários podem ter uma boa economia de bateria sem precisar fazer nada de diferente.
É claro que vai gastar mais, já viu quando vc põe um jogo mais pesado, vc vê o estabilizador começar a psicar pq a placa de vídeo tá sugando amis energia.
Essa é a grande dúvida, mas como toda versão nova do Android sempre gasta um pouco menos de bateria quem sabe essa nova funcção não gaste tanto assim.
Bateria vai embora não?