O Ubuntu é uma famosa distro Linux que esta em muitos PCs pelo mundo todo, entre os principais destaques da plataforma é a rapidez e segurança do sistema, nos computadores o sistema faz um grande sucesso, mas agora ele quer invadir e se tornar usável em dispositivos móveis como smartphones e tablets.
Todo ano acontece a Ubuntu Developer Summit, que nada mais é, um evento bianual que todos os membros de desenvolvimento do Ubuntu se reúnem para traçar um roteiro para a próxima versão do sistema e também anunciarem algumas novidades interessantes que chegarão em breve.
E ao que parece Mark Shuttleworth (fundador do Ubuntu) irá anunciar alguns planos para trazer uma versão do Ubuntu para telefones, tablets e até para as novas TVs inteligentes, ou seja, o Ubuntu deixará de ser exclusivo de PC e irá entrar como sistema operacional de outros produtos e até mesmo concorrer com o sistema Android.
Alguns rumores dizem que a empresa de Mark já esta á discutir planos com alguns parceiros de hardware para avaliar o que poderá ser feito, como o sistema Ubuntu deverá se comportar e quias itens cada dispositivo precisará ter para funcionar corretamente, por exemplo, smartphone precisam de discadores para faze ligações, os televisores inteligentes precisam de aplicativos para conseguir acessar sites como o YouTube entre outros.
Não temos muitos detalhes de como serão feita as coisas nessa nova versão do sistema, mas a pergunta que fica no ar é a do titulo da matéria, como o Android é feito sobre o Linux da mesma forma do Ubuntu, será que teremos a Android Market (loja do Android) nesse novo Ubuntu? Será possível alterar entre o Ubuntu e o Android já que os dois em suas almas são Linux? Será que serão inimigos ou vão coexistir num mesmo mercado? Essas são as perguntas que os usuários estão fazendo nesse momento, mas só o futuro poderá dizer como será que irá funcionar essa empreitada do Ubuntu.
Via: Gizmodo Brasil, ZDNet e Ars Technica.
É o meu sonho, uma distro de verdade no celular!