Isso mesmo, você não leu errado, o novo processador Tegra 3 da Nvidia terá um núcleo adicional, além dos 4 núcleos, existe um quinto de baixa potência.
O núcleo adicional existe principalmente para economizar a bateria, ele é o principal responsável por tarefas menores e mais simples como escutar música, verificar e-mail, acessar redes sociais e todo tipo de aplicativo que não demande muito poder de processamento, assim deixando os outros quatros núcleos mais potentes “desligados” para consumir o mínimo possível.
Para quem estava na dúvida de como iria economizar a bateria com processadores mais potentes, essa foi à resposta pela Nvidia, funciona assim, o Tegra 3 possui 5 núcleos, 4 de alta velocidade e 1 de baixa potência, em funções mais simples sempre será usado somente o quinto núcleo de fora separada, os 4 poderosos núcleos só são ativados quando são realmente necessários, se não estão em uso, eles ficam desligados para que o consumo de bateria seja diminuído ao máximo.
Uma boa nova novidade é para a máxima resolução que estará disponível, agora é possível ter a qualidade FULL HD (2560×1600), com essa melhoria seus jogos, aplicativos e vídeos terão mais detalhes e ficaram mais bonitos, mas claro que o smartphone precisa ter uma tela compatível e o processador Tegra 3.
A resolução para 3D também teve um aumento muito bem-vindo, agora o suporte é para a resolução de 1280×800, com essa melhoria tecnologias como a realidade virtual podem ser melhores aproveitadas, com uma resolução maior os usuários podem imergir diretamente sobre os conteúdos 3D sem maiores problemas. o que deixará muito feliz quem adora essa nova onda do 3D.
Confira um vídeo traduzido pelo Adrenaline mostrando as capacidades desse no Tegra e do Tegra 2 :
O Nvidia Tegra 3 chegará ao mercado em breve, mas inicialmente a Nvidia ainda não possui uma data especifica, algumas fabricantes já estão interessadas no novo processador, atualmente a LG já avisou que irá um aparelho com essa novidade.