As atualizações ainda são algo que devemos repensar no sistema Android, mas muitas fabricantes estão fazendo o seu melhor para agradar os consumidores.
Em atualizações Motorola é a mais rápida, mas Sony é a mais confiável na questão de compatibilidade com aplicativos.
Nesse momento não temos o que discutir, a linha Nexus é campeã em trazer as novas versões do sistema Android, mas aos poucos o Google vem fazendo modificações para que as fabricantes também sejam rápidas, por exemplo, agora o Android possui uma versão de teste, confira a última versão em “Android Nougat 7.0 versão Preview 5 é lançado, mas Google não revela melhorias”.
Apteligent é uma empresa que ajuda otimizar a experiência e identificar os mais variados problemas em aplicativos moveis, com essa experiência ela sabe muito bem do que está falando.
Segundo a pesquisa realizada pela empresa, a Motorola é a primeira fabricante que começa a liberar uma nova versão do Android para seus aparelhos, logo depois surge a LG, HTC, a Sony e Samsung são uma das últimas que liberam atualizações para seus aparelhos.
Esses dados da imagem acima são relacionados com o Android 5.x sendo atualizado para o Android 6.0 nos EUA.
Como podemos ver, de início a Motorola mostra que fica empenhada em trazer a nova versão do sistema para seus smartphones, as que demoram mais são a Sony e Samsung que podem demorar cerca de 5 meses para liberar uma nova versão para seus dispositivos.
Receber uma atualização do sistema meses depois claro que não é algo ideal e que muitos irão reclamar, mas esse tempo extra permite que as fabricantes em sua totalidade consigam melhorar e corrigir problemas importantes.
A Sony é o maior exemplo desse fato, ela é a fabricante que traz o sistema mais compatível com os aplicativos, em 500 mil ou mais abertura de aplicativos os aparelhos da Sony têm uma taxa de falha de 0.08% para 35 dispositivos, a Motorola aparece em segundo com 0.09% e 17 aparelhos, a HTC em terceiro com 0.10% e o total de 17 aparelhos.
Um destaque na compatibilidade é a Samsung que apesar de ter muitos aparelhos e lançar atualizações para muitos deles, ainda consegue manter a taxa de falha de aplicativos em 0.11% com o total de 117 dispositivos.
Para o usuário ter um sistema que apresenta uma taxa pequena de falha significa que mesmo quando o sistema estiver um pouco ultrapassado ele poderá rodar muitas aplicações e jogos atuais sem apresentar muitos problemas.
Com a ajuda desses dados você poderá ver qual a fabricante que poderá melhor te servir com atualizações mais rápidas ou com uma menor taxa de falha em aplicativos, então basta ver o que é melhor para você e na próxima compra adquirir o smartphone da fabricante escolhida.
Por fim, recomendamos que leia “Como funcionam as atualizações e as formas de atualizar, via OTA, PC e outras para seu Android”.
No Brasil a pior é LG que prometeu a atualização em dezembro de 2015 para o LG G3 e até hoje nem sinal.
JGR no Brasil esse resultado com certeza seria diferente, a LG fez isso com o LG G2 e agora está fazendo isso com o LG G3, em nosso país a fabricante enrola ao máximo para trazer as atualizações mais recentes.
O celular é bom mas isso compromete a LG, já penso em trocar pela Motorola/lenovo que rapidamente disponibiliza atualizações a todos modelos e assim o consumidor fica satisfeito e fideliza a marca.