O sistema vem aumentando o número de usuários e claro que é um grande sucesso praticamente em qualquer país em que já está estabelecido.
Android possui 86% do mercado, mas somente 15% dos aparelhos possuem o Android 6.0 Marshmallow.
A Gartner conhecida empresa de pesquisa de mercado revelou que o Android é o sistema operacional com maiores vendas nesse segundo trimestre de 2016, 86% dos dispositivos vendidos usam o Android como sistema principal.
No segundo lugar temos o iOS, sistema utilizado nos aparelhos da Apple, no smartphones iPhone e nos tablets iPad, no total esse sistema teve o total de vendas de 12,9%.
Em terceiro lugar iremos encontrar o Windows que está presente em 0,6% dos aparelhos que foram vendidos.
No ano passado, o Android tinha 82.2%, o iOS 14,6% e o Windows com 2.5%, como podemos ver, o sistema Android foi o único que teve um aumento, os outros sistemas tiveram quedas significativas.
Se tudo continuar assim, em poucos anos o Android terá um mercado ainda maior, o que irá atrapalhar outros sistemas concorrentes, algo que nem sempre é bom para o consumidor que na verdade fica refém de poucas escolhas.
Mas como sabemos, desde que foi lançado, o Android sofre de muitos problemas, o maior deles é a fragmentação do sistema, isso significa que muitos aparelhos ficam em diferentes versões e consequentemente muitos não estão na versão mais recente do Android.
Nos últimos dados liberado pelo próprio Google, atualmente 15,2% dos aparelhos possuem o Android 6.0 Marshmallow que é a versão mais atual do sistema, lembrando que a nova versão pode chegar em breve como podemos ver em “Android 7.0 Nougat pode ser lançado no dia 22 de agosto”, em primeiro lugar iremos encontrar o Android 5.x Lollipop que equipa 35,5% dos aparelhos e no terceiro lugar temos o Android 4.4 KitKat.
Como podemos ver, ter uma maior margem de vendas no mercado nem sempre significa que o sistema é perfeito, mas sim que ele é mais acessível, possui mais aplicativos, jogos e funções que são interessantes para os consumidores que estão adquirindo seu novo smartphone ou tablet.
Via: Gartner