Os desenvolvedores independentes são uma parte essencial do sistema Android, eles conseguem fazer coisas incríveis com o sistema e alegram muitos usuários do sistema.
Com 7 anos, smartphone HTC HD2 aparece com o Android 7.0 Nougat e mostra que é invencível para rodar o sistema mais atual do Google.
Nunca iriamos pensar que um smartphone fosse tão longe, com a ajuda de desenvolvedores dedicados, podemos ver que um aparelho pode ficar muitos anos sendo atualizados sem maiores problemas.
Se pudéssemos selecionar um smartphone para mostrar que é incrível, poderíamos facilmente lembrar do HTC HD2, aparelho que em 2014 já tinha muitos sistemas diferentes como podemos ver em “O imortal HTC HD2 recebe o Android modificado do Nokia X”.
Esses sistemas abaixo rodavam normalmente no HTC HD2 em 2014, mas atualmente existe muitos outros, confira:
Windows Mobile 6.5 (com várias modificações diferentes da original)
Windows Phone 7
Windows Phone 8
Windows RT
Sistema Android (CM, MIUI, AOKP e muito mais)
Linux (Ubuntu, Debian, Fedora e muitas outras)
Meego
FirefoX OS.
Com todos esses sistemas disponíveis, raramente o dono de um HTC HD2 irá ficar entediado com o aparelho, a troca de ROM é a tradicional, por isso, muito simples e rápida.
Agora o HTC HD2 aparece com o Android 7.0 Nougat graças aos seus desenvolvedores que se mostraram mais do que dedicados nesses 7 anos do aparelho.
Isso foi possível graças a CyanogenMod 14 que em fase beta está trazendo o Android 7.0 Nougat para muitos aparelhos que rodam o sistema Android.
Como o HTC HD2 possui um hardware limitado, talvez o novo Android 7.0 Nougat possa não rodar tão bem como todos querem, segundo o desenvolvedor, o HTC HD2 possui pouca memória RAM (512MB) e isso pode ser um fator importante para não conseguir rodar o sistema sem problemas.
O desenvolvedor está se esforçando para deixar o Android 7.0 Nougat funcionando corretamente no HTC HD2 e assim fazer com que o aparelho recebe mais uma versão do sistema, mas até isso acontecer, o aparelho não irá receber o sistema.
Lembrando que o HTC HD2 foi lançando oficialmente com o Windows Mobile 6.5 Professional.
Se as fabricantes se esforçassem metade do que os desenvolvedores se esforçam, com certeza teríamos mais aparelhos atualizados e não estaríamos vendo isso “Depois de quase um ano, Android 6.0 Marshmallow equipa apenas 18,7% dos aparelhos Android”.