Os últimos anos não foram agradáveis para a BlackBerry, com o Android dominando o mercado, a fabricante começou a sofrer com quedas nas vendas e consequentemente teve prejuízos.
Para aumentar lucro, BlackBerry terceiriza produção de smartphones e foca em software que atualmente vem aumentando em popularidade e trazendo dinheiro para a empresa.
Desde que lançou seu novo smartphone DTEK50, a BlackBerry já estava trabalhando com terceiros, o próprio aparelho é praticamente o Alcatel Idol 4, ambos os aparelhos são feitos pela TCL.
Agora a fabricante revela que não tem a intenção de produzir seus aparelhos e que esse serviço já é totalmente terceirizado para outras empresas, tanto que o smartphone BlackBerry DTEK60 será praticamente o mesmo TCL 950 que comecemos em “TCL 950 e TLC 580 são os novos smartphone da dona da Alcatel”.
Os problemas da BlackBerry começaram quando o Android começou a dominar o mercado, mas a fabricante também se esqueceu de se revolucionar e acompanhar as novidades, ficando para trás, muitas pessoas deixaram de comprar seus aparelhos.
No final a fabricante teve que se unir ao Android e atualmente possui dois aparelhos com o sistema como podemos ver em “Blackberry Priv com sistema Android aparece no site da fabricante nos EUA” e em “BlackBerry anuncia smartphone DTEK50 com um Android mais seguro”.
O investimento maior em software e deixar o hardware para outras empresas não é à toa, a divisão de hardware só vem dando prejuízo sem parar, então investir em algo que não dá dinheiro não compensa para nenhuma empresa.
Através do software a BlackBerry praticamente conseguiu todo o lucro do ultimo trimestre, mesmo que ainda tenha sofrido prejuízo, mas essa divisão vem aumento o lucro rapidamente e o software já começou a ser usado por muitos governos, por isso, o desempenho nesse setor já está mais do que o dobro em relação ao período anterior.
Como podemos ver, a nova estratégia da BlackBerry não irá afetar os seus consumidores e pessoas que querem adquirir algum smartphone da fabricante, novos aparelhos serão lançados, mesmo com o foco em software, vender dispositivo ainda é importante se não gerar prejuízos.
Lembrando que os aparelhos da BlackBerry ainda chegarão ao mercado, o suporte e as atualizações não são e nem serão afetadas por essa mudança de estratégia.
Via: BlackBerry