Quem adora alterar o smartphone ou tablet e instalar uma nova ROM, já deve ter usado ou no mínimo conhece a CyanogenMod, mas agora rumores indicam que nome poderá ser trocado em breve.
ROM CyanogenMod pode ter seu nome alterado para LineageOS, algo que realmente poderá acontecer, mas sem data confirmada para a troca.
Para quem não sabe, nos últimos anos a CyanogenMod cresceu demais, por isso, foi criada uma empresa, a Cyanogen Inc., ela inclusive conseguiu fechar contratos com algumas fabricantes para que o sistema Cyanogen OS equipasse alguns aparelhos selecionados, todos chegam com suporte oficial da empresa e as atualizações são liberadas diretamente da empresa Cyanogen.
Nos últimos meses a Cyanogen Inc. vem passando por muitos problemas, ela já fechou uma sede, dispensou alguns funcionários e algumas diferenças entre algumas pessoas do alto escalão, estão fazendo muitas pessoas importantes abandonarem a empresa.
Agora a intenção é que a ROM CyanogenMod tenha um novo nome, o seu novo alcunha seria LineageOS, mas não realmente se esse nome é diretamente ligado a versão Mod ou uma alteração somente para a CyanogenOS.
Para descomplicar, a CyanogenOS é um sistema pronto para equipar aparelhos, algo parecido com as personalizações das fabricantes, já a CyanogenMod é uma ROM que pode ser instalada em muitos aparelhos, basta que desenvolvedores ou a própria fabricante ajude no processo.
Algumas pessoas já estão achando algumas coisas que indicam que a mudança irá ocorrer em alguns dos dois sistemas Cyanogen.
Como primeira prova temos a aparição de algumas pastas no GitHub que possui o nome LineageOS, elas possuem muitos componentes da CyanogenMod, outro destaque é um grupo privado no Reddit que foi criado há alguns dias e que também possui o novo nome já citado.
Não precisamos se preocupar com a mudança de nome, se ela irá afetar a CyanogenMod ou CyanogenOS ou até ambas, o importante é que a ROM será mantida da mesma forma atual, então muitos aparelhos ainda terão acesso aos sistemas Android mais recente sem precisar esperar que as fabricantes lancem as atualizações de forma oficial.