Atualmente a tecnologia Wi-Fi é muito eficiente para manter todos conectados, mas claro que o consumo de energia é algo que atrapalha o uso principalmente em smartphones.
Passive Wi-Fi é a tecnologia que utiliza 10.000 vezes menos energia que aparelhos atuais, novidade promete modificar e melhorar o Wi-Fi que conhecemos.
O departamento de engenharia da Universidade de Washington revelou sua nova descoberta que poderá manter aparelhos móveis ligados por mais tempo, mas fazendo praticamente a mesma coisa que já fazemos.
A nova tecnologia se chama Passive Wi-Fi (Wi-Fi Passivo), ela foi produzida para diminuir o gasto de energia que a tecnologia Wi-Fi atual utiliza e que facilmente deixa muitos dispositivos sem bateria no final do dia.
O departamento de engenharia da Universidade de Washington conseguiu diminuir o consumo de energia em cerca de 10.000 vezes, um valor extremamente grande e que irá fazer um grande diferencial no uso diário.
Para conseguir esse feito, os desenvolvedores explicam que a tecnologia Wi-Fi em resumo utiliza dois chips um Digital (Baseband) e outro analógico (RF), o primeiro utiliza somente O (10) uW e o segundo consegue consumir 100mW, então eles conseguiram retirar o chip analógico para que o consumo de energia se tornasse o menor possível.
Nos testes atuais a Universidade de Washington revela que essa nova tecnologia conseguiu transferir dados com velocidade de 11 Mbps, mas a expectativa é que a velocidade seja melhorada conforme o projeto é aprimorado.
Com esse pequeno consumo de energia, os desenvolvedores esperam que a tecnologia Wi-Fi Passive possa ser usada em novas tecnologias de comunicação, mas que também poderá equipar dispositivos tradicionais como smartphones, tablets, TVs inteligentes, notebooks e muito mais.
Assim como acontece com as novas tecnologias, o Wi-Fi Passive ainda não possui data prevista para se tornar realidade, mas seria interessante ver a mesma equipando muitos aparelhos no mercado em um futuro próximo.