Algo inédito aconteceu e mostra como devemos sempre ter cuidado com o que temos instalado em nossos smartphones.
Facebook foi o responsável por gastar bateria e deixar smartphones Android quentes, algo que muitas pessoas notaram, mas não sabia qual era a principal causa do problema.
Ao redor do mundo todo, a maior reclamação dos usuários era que seus aparelhos com o sistema Android estavam utilizando muita bateria e até mesmo ficando quente sem qualquer tipo de explicação.
Claro que a primeira reação foi ir no gerenciamento de bateria para descobrir quais aplicativos estavam consumindo a bateria de forma anormal, aí que o problema começou, em alguns aparelhos simplesmente o gerenciador não mostrava nada anormal.
Sem saber o que realmente estava acontecendo, muitas pessoas acabaram formatando o dispositivo com o sistema Android para conseguir solucionar o problema.
Mas felizmente em alguns aparelhos começou a mostrar que o grande vilão da bateria e do aquecimento incomum era o Facebook e o Messenger, então muitos usuários começaram a desinstalar os aplicativos e como em um passe de mágica, os aparelhos começaram a funcionar corretamente.
O problema é que a última atualização do Facebook foi em 14 de dezembro de 2016, ou seja, quase um mês atrás, isso deixou muitas pessoas pensando que o aplicativo não era o responsável pelos problemas que estavam ocorrendo no Android.
Agora de forma oficial o Facebook revela que foi sim o culpado pelo aquecimento e gasto excessivo da bateria nos aparelhos com o sistema Android, a confirmação veio do David Marcus, Diretor da divisão Facebook Messenser:
“O problema foi isolado e resolvido no lado do servidor. Se você reiniciar o seu Android ou os aplicativos do Facebook o problema será corrigido”.
Como podemos ver, o Facebook ainda tem muitos problemas para resolver antes de ser um aplicativo recomendado para se ter em seu smartphone, como podemos ver em “AVG mostra os aplicativos e jogos que mais consomem bateria, desempenho, dados e espaço no Android”, ele é um dos que mais gasta bateria e usa o desempenho do smartphone no sistema Android.
Nesse momento o problema já foi resolvido e você não tem com o que se preocupar, mas ainda assim recomendamos que você use a versão mais leve do Facebook que está disponível em “Facebook lança Messenger Lite com menor consumo de memória, bateria e dados” ou use o seu navegador para acessar a rede social, dessa forma, você poderá fazer sua bateria durar um pouco mais.