Para deixar usuários mais seguros, aplicativos e games terão que trazer suporte para a API do Android 9 Pie.
A cada ano o Google exige que os desenvolvedores utilizem minimamente a API do sistema lançado no ano anterior, nesse ano a API é a de número 28, que é utilizada no sistema Android 9 Pie.
Os desenvolvedores de aplicativos e jogos para Android terão que trabalhar com a API 28 do Android 9 Pie a partir de agosto, isso vale para todas as novas aplicações que serão lançadas na loja Google Play.
Para os apps e games que serão atualizados, os desenvolvedores terão essa mesma obrigatoriedade a partir de novembro desse ano.
Se você não é um desenvolvedor, só precisa saber que cada nova versão da API do Android traz melhorias e inovações únicas, na API 28 temos recursos que impedem aplicativos de usarem recursos excessivamente de forma acidental, então traz maior controle sobre memória e bateria.
Outra novidade é que lojas de aplicativos de terceiros como Huawei, OPPO, Vivo, Xiaomi, Baidu, Alibaba e Tencent exigirão que as aplicações tenham no mínimo a API 26 que chegou com o Android 8 Oreo, assim aumentando a segurança principalmente para os usuários da China.
Para ajudar os usuários a se manterem protegidos, o Google Play Protect também está sendo melhorado, agora ele irá verificar a API que cada aplicativo está utilizando, e dependendo da versão do Android que está utilizando, o usuário receberá um alerta para outro aplicativo com funções parecidas e que possua uma API mais recente.
O Google avisa que muitos desenvolvedores mal-intencionados utilizam a API 22 ou anterior, que evita permissões e deixa o sistema desprotegido, por isso, para proteger os usuários de malware o Google Play entrará em cena para verificar de perto a API utilizada, mesmo de APKs que são instalados manualmente.
Aplicativos e jogos que não são mais atualizados irão continuar na loja normalmente e não são afetados de nenhuma forma, as datas são válidas apenas para apps e games que serão lançados ou atualizados depois do períodos citados.
Lembrando que em agosto os aplicativos também são obrigados a ter uma versão 64 bits disponível para o Android.
Via: Androiddevelopers