Google revelou que Android App Bundle será exigência a partir de agosto na loja Google Play, que deixará de lado os tradicionais APK.
Atualmente o APK é o formato padrão para os aplicativos que instalamos no Android, eles possuem seus diferenciais e recursos, mas também possuem alguns problemas.
App Bundle é praticamente a evolução do APK, mas que tem melhorias para a entrega via loja Google Play, o que traz benefícios para os usuários.
Google Play vai exigir aplicativos Android App Bundle a partir de agosto
Em seu próprio blog, o Google anunciou que o formato APK está sendo deixado de lado, ao invés dele, o Android App Bundle deverá ser utilizado como padrão para os aplicativos da loja Google Play.
Os desenvolvedores da loja Google Play serão obrigados a publicar novos aplicativos com o formato Android App Bundle a partir de agosto de 2021, APK não será mais suportado para novas aplicações.
Para os desenvolvedores que já possui um aplicativo ou jogo na loja Google Play, nada irá mudar para essas aplicações, a nova regra só irá valer para os novos aplicativos, os outros podem continuar na loja e até receber atualizações na forma de APK.
Android App Bundle e a diferença para APK
O APK é o formato das aplicações Android, normalmente ele conta com muitos arquivos e itens para suportar vários processadores, GPU, tamanho de tela e outros diferenciais únicos que cada aparelho possui.
Com tantos itens, o APK foi ficando mais pesado ao longo dos anos, já que o número de diferentes aparelhos Android não param de crescer, e os desenvolvedores querem suportar o maior número possível de dispositivo.
Então para resolver o problema de APKs gigantes, o Google revelou o Android App Bundle em 2018, que é uma inovação importante para o sistema e para a loja, já que irá utilizar somente o que é preciso.
O Android App Bundle permite que o desenvolver tenha diferentes versões da mesma aplicação, tornando o app em algum modular, que irá se moldar a necessidade de cada aparelho e usuário.
Com o Android App Bundle a loja Google Play irá enviar para os usuários apenas os itens necessários para o funcionamento no dispositivo, irá enviar somente o idioma do aparelho (quando existir), itens para suporte da resolução da tela, para o processador especifico e mais.
Como esperado, com menos dados, o Android App Bundle diminui o tamanho da aplicação (media de 15%), deixa menor o consumo de armazenamento interno, menor quantidade de banda de internet e traz maior velocidade na hora de baixar e instalar um app da loja Google Play.
Via: Android-developers