Google revelou diversas melhorias para a acessibilidade no Android, aprimoramentos estão disponíveis no Lookout, Maps e em projetos da empresa.
Os recursos foram otimizados com a inteligência artificial, então estão mais espertos e eficientes.
Mas claro que também estão trazendo muitos recursos inéditos, tudo para ajudar quem realmente precisa.
Lookout consegue ler texto e documentos, encontra itens e mais
Com a nova versão, o aplicativo Lookout agora recebe a capacidade de ler rótulos, textos e documentos e reconhecer moedas, o que traz mais acessibilidade para os usuários de baixa visão os com cegueira.
Outra inovação é o modo encontrar (Find), ele permite selecionar 7 categorias diferentes, logo depois utilizando a câmera, o usuário será avisado sobre a localização dos itens.
Os usuários podem facilmente fazer uma foto do que está a sua frente, e o recurso irá criar uma descrição para que fique mais fácil entender o que está em seu caminho.
Look to Speak recebe modo sem texto
Para quem não conhece, o Look to Speak é um aplicativo que permite conversar utilizando apenas os olhos.
Em sua nova atualização, a inovação é o modo sem texto, que permite se expressar e interagir de forma simples e sem dificuldades, o Google fala o seguinte:
“O modo sem texto representa um passo importante para uma acessibilidade comunicativa ainda maior. O recurso é voltado para pessoas com diferenças cognitivas, dificuldades de alfabetização e barreiras linguísticas, oferecendo a elas uma nova ferramenta para se expressar e interagir com o mundo ao seu redor”.
Sem texto permite que as pessoas utilizem emoji, figuras, fotos e símbolos, algo mais do que suficiente para conseguir conversar, principalmente quando não possuem estudo.
Mais acessibilidade para o Google Maps
O mapa do Google está mais eficiente em ajudar pessoas que precisam de algum tipo de acessibilidade.
Os guias de caminhadas agora contam com audiodescrições detalhadas para cegos e deficientes visuais no sistema Android e iOS.
Informações e indicadores de acessibilidade estão disponíveis nos dispositivos móveis e no computador.
É possível pesquisar e filtrar avaliações por acessibilidade, assim encontrando mais facilmente informações importantes para quem possui cadeira de roda.
Auracast é indicado, os locais que utilizam Auracast para transmitir áudio diretamente para os aparelhos auditivos são mostrados no mapa.
Maps recebe integração com Google Lens para descrever melhor os lugares ao redor.
Project Gameface permite utilizar o rosto para controlar o Android
Inicialmente desenvolvido para permitir usuários jogarem games utilizando o rosto como controle.
Agora o Project Gameface é utilizado para muito mais, trazendo controle completo sobre o Android, algo que é feito ao detectar gestos e expressões faciais.
Tudo pode ser personalizado para melhorar a experiência, é possível selecionar a sensibilidade, velocidade que o cursor se movimenta na tela e fazer ajustes nas expressões.
Project Relate é aprimorado
Outro projeto de acessibilidade que foi aprimorado, é o Project Relate, que foi criado para conseguir fazer transcrição da voz para texto em tempo real, tem função de repetir, mas com voz sintética para melhorar o entendimento e permite utilizar o Assistente para funções diárias.
Com sua mais recente inovação, ele traz cartões personalizados, permitindo que você ensine ao modelo as frases que são importantes.
Outra melhoria é que agora é possível receber as notificações com o flash da câmera, ou vibração, elas irão indicar os sons que estão acontecendo ao redor, por exemplo, campainha tocando e outros que você pode configurar.
Fonte: Blog Google