O Google revelou que os alertas de rastreadores Bluetooth chegam ao sistema Android este mês, eles terão três recursos diferentes para ajudar os usuários.
Os rastreadores Bluetooth são uma grande inovação, permite ser colocado em bolsas e em outros itens, para que se você perder, possa encontrar em qualquer lugar.
Mas eles também podem ser utilizados para outros fins, como seguir pessoas e outros, algo que não foram projetados inicialmente, mas os usuários de Android contarão com proteções extras para esses fins.
Sistema avisar se estiver sendo rastreado
Os usuários do sistema Android 6.0 ou superior receberão as três novidades este mês, a primeira é o alertas de rastreadores Bluetooth, que funciona automaticamente.
Sem precisar de nenhuma ação do usuário, o alerta irá te avisar que o rastreador está com você, indicando que alguém está te rastreando indevidamente.
O aviso será através de uma notificação, que permitirá tocar para visualizar o mapa completo de viagem em que o rastreador iniciou o trajeto com você.
É possível apertar na opção “Reproduzir som”, para que o item faça barulho e você consiga localizar, e o melhor, sem que o dono saiba.
Esses alertas de rastreadores Bluetooth irão funcionar com AirTags da Apple, mas o Google irá trabalhar com outras fabricantes para que mais acessórios sejam compatíveis.
Procure manualmente ao seu redor
Você não precisa esperar um alerta automático de rastreadores Bluetooth, você tem a capacidade de pesquisar manualmente a qualquer momento.
O novo recurso estará disponível em “Configurações”, “Segurança & Alertas de emergência”, “Rastreadores desconhecidos”, e toque no botão “Verificar agora”, para começar uma varredura.
A pesquisa de rastreadores Bluetooth leva cerca de 10 segundos e irá mostrar todos os que estão ao seu redor e que estão longe dos seus donos, na lista, ainda é possível tocar no rastreador para receber dicas do que você pode fazer.
Receba dicas, informações do proprietário e saiba como desligar os acessórios
Quando o usuário receber um aviso de um rastreador Bluetooth desconhecido, poderá apertar o botão para ele fazer som e encontrar o item, o sistema dará a dica para aproximar o mesmo na traseira do telefone, o que pode fazer surgir informações como número de série e até informações do proprietário.
Se o rastreador não é seu, mas está com você, o sistema também irá te ensinar a fazer o desligamento completo, o que irá evitar que o dono siga a sua localização a partir desse momento.
Localizar meu dispositivo receberá suporte no final do ano
Era esperado que o Localizar meu dispositivo fosse atualizado até agosto, o que iria trazer suporte para rastreadores Bluetooth para todos.
Agora o Google fala que o suporte só chegará no final do ano, isso por causa da Apple, que precisa implementar proteções no sistema iOS.
Fonte: Blog Google