Por infringir patentes da Sonos, Google revelou que os alto-falantes inteligentes Google Nest estarão perdendo alguns recursos.
Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC), anunciou que considera que o Google infringiu as patentes da Sonos.
No total, são cinco patentes infringidas, todas relacionadas a alto-falantes inteligentes, por isso, algum dos recursos já estão sendo removido.
Google Nest e Google Home perdem recursos e se tornam menos inteligentes
Incialmente os alto-falantes inteligentes Google Nest e Google Home estarão perdendo dois recursos, o que pode atrapalhar um pouco o uso em algumas situações.
O primeiro recurso removido é a capacidade de alterar o volume de vários aparelhos Google Nest ou Google Home com um só comando, o recurso utilizando Google Assistente (por voz) e via aplicativo está sendo retirado.
A solução para esse problema, é fazer ajuste de forma manual em cada aparelho que possui, não importa se estará utilizando a voz, aplicativo ou o botão do próprio dispositivo.
O segundo e ultimo item removido irá afetar pouco usuários, mas os afetados, terão de utilizar o aplicativo Device Utility para conseguir fazer a configuração inicial do alto-falante e também na hora de instalar atualizações, nesses casos, o usuário é notificado para instalar a aplicação.
No momento não se sabe se a remoção dos recursos será somente nos EUA ou no restante do mundo, mas em breve, devemos descobrir.
A Sonos, por sua vez, fala que o Google pode até mesmo eliminar ou modificar recursos, assim deixando seus produtos piorados, mas mesmo fazendo essas modificações para contornar a proibição, a empresa está continuando a infringir muitas de suas outras patentes, e que o melhor, seria que o Google pagasse royalties, assim conseguindo utilizar as tecnologias de forma legal.
Batalha de patentes também afeta Android e Chromecast
Por causa das patentes (possivelmente relacionadas a Sonos), o Android 12 não contou com recurso de controlar o volume do Chromecast no lançamento.
Quando o sistema foi lançando, todo mundo pensou que o volume do Chromecast estava com problemas no Android 12, mas na verdade, não era um bug.
Um funcionário revelou que o Android 12 não tinha o recurso de volume do Chromecast por questões legais, o que claramente pode estar ligada ao processo da Sonos contra o Google.
No fim, o funcionário falou que o Android 12L irá trazer novamente a função para controlar o volume do Chromecast utilizando um celular.
Via: Usitc e Googlenestcommunity