O sistema Android 11 começou a ser lançado oficialmente, já está chegando em alguns aparelhos, então iremos conhecer as principais novidades que ele possui.
A primeira versão preview do Android 11 foi lançado em fevereiro, trouxe muitas novidades e recursos únicos.
Agora a versão oficial do sistema está pronta e já está sendo liberada para alguns aparelhos da linha Pixel e de outras fabricantes.
Android 11 está disponível oficialmente, confira novidades
Diferentes telas podem ser utilizadas
O Android 11 trouxe compatibilidade com os mais variados tipos de telas, suporte aprimorado para telas com bordas curvadas, para entalhes, furos e para as diferentes telas flexíveis.
Isso se traduz em um suporte do próprio sistema, então as fabricantes não precisam alterar ou criar recursos para que a tela do aparelho seja realmente utilizada como deveria.
Outra novidade é a chegada do Modo Flex do Galaxy Z Flip, que agora ficará disponível para aparelhos dobráveis.
A taxa de atualização também foi melhorada, permitindo que os próprios aplicativos rodem na taxa que o jogo e seu telefone suportam, isso sem precisar de nenhuma alteração pelos usuários.
Melhor suporte para rede 5G
A rede 5G ainda está chegando em muitos países, mas o novo sistema conta com uma API inteligente para essa nova rede.
A API consegue saber a velocidade da sua rede, permitindo o consumo de conteúdo na qualidade máxima, mas conseguindo até mesmo mostrar uma visão real do que está sendo utilizado do seu plano de internet.
Streaming funcionando melhor ainda
O streaming está em alta, para filmes podemos destacar Amazon Prime e a Netflix, já em jogos, os mais atuais são os Google Stadia e xCloud da Microsoft.
Com o Android 11 e seu decodificador de vídeo em baixa latência, os usuários terão baixa latência em streaming, essa novidade também afeta o HDMI, que agora conta com o modo baixa latência, que desativa o pós-processamento gráfico para deixar tudo mais rápido, ele pode ser descrito como o modo game das televisões atuais.
Comunicação
As conversas tiveram um grande foco nessa nova versão do sistema, elas são mostradas em bolhas, que permite responder as pessoas em qualquer tela e sem precisar sair do app atual.
As notificações possuem mais recursos, inclusive para definir algumas mensagens como prioridade, para que o sistema te lembre da notificação mais tarde, agora é possível responder as pessoas nas notificações usando imagens, sendo permitindo até mesmo colar uma imagem.
Câmera
Tirar fotos com efeito de desfocar será melhor no Android 11, em aparelhos compatíveis, ele conseguirá ter etiquetas de metadados para imagens e vídeos de alta qualidade, o que permite que o recurso de desfocar fique mais eficiente.
Outra novidade é a capacidade usar a câmera sem que seja atrapalhado por outros sons, por exemplo, se está utilizando a câmera, os sons de alarmes, notificações e até a vibração são desativados nesse momento.
HEIF chega como um substituto para GIF, o sistema conta com decodificar e renderizador, para quem não conhece, o formato HEIF é menor e tem maior qualidade em comparação ao GIF.
A gravação da câmera agora não tem mais o limite de 4GB, permitindo que você grave vídeos até esgotar o armazenamento interno do dispositivo.
Em contrapartida, os apps que não possuem software de câmera, no Android 11 poderão utilizar apenas o aplicativo padrão de câmera, nenhum outro app pode substituir o aplicativo de câmera do sistema.
O modo embelezamento no Android 11 será totalmente desativado, sendo ativado apenas quando o usuário quiser, algo que nem sempre acontece em alguns aparelhos vendidos ao redor do mundo.
Pagamento, controle de mídia e conectividade com dispositivos inteligentes
No Android 11 encontramos uma nova central de controle, nela será possível se conectar rapidamente aos aparelhos internet das coisas que possui em sua casa.
A nova central pode ser acessada segurando o botão de ligar, nela também iremos encontrar os seus cartões virtuais, o que permite que os pagamentos por aproximação sejam feitos de forma rápida e segura utilizando Google Pay.
Outro destaque é o controle de mídia nas notificações, ele está mais eficiente, permitindo que você troque de música, pare e controle até mesmo o acessório conectado que irá receber o áudio, sendo possível fazer a troca entre acessórios a qualquer momento.
Gravador de tela nativo
Não é mais preciso instalar apps para gravar a tela do seu telefone, o Android 11 conta com o recurso de forma nativa.
O mais legal é que o recurso permite que você selecione até mesmo o áudio que quer gravar, você pode gravar apenas o áudio que o telefone faz ou ativar o microfone e gravar o áudio ao seu redor, inclusive a sua voz, mas também é possível gravar usando os dois áudios ligados.
Segurança
Android 11 trouxe suporte para credenciais de identidade, isso significa que você poderá ter de forma segura documentos de identificação digital em seu aparelho compatível com o recurso.
Os aplicativos conseguem trocar e armazenar dados entre si, tudo de forma segura, permitindo que esses itens sejam compartilhados e tenham os dados atualizados ao mesmo tempo.
Aplicativos que precisam utilizar a câmera e/ou microfone, precisam ser bem claros sobre o uso e que pretendem usar os recursos com a autorização do usuário.
Privacidade
As permissões temporárias são excelentes para quando você só precisar liberar algo em algum app apenas por um momento, ela irá funcionar até não utilizar mais o aplicativo, depois ela precisará ser aceita novamente.
As permissões estão sendo desativadas se os aplicativos não estão sendo utilizados há muito tempo, isso melhora a segurança e a privacidade, já que os apps não estão em uso e não terão a capacidade de acessar dados ou recursos dos usuários e do sistema.
Melhor separação entre perfil pessoal e profissional
No Android 11 o seu perfil de trabalho e de uso diário se destacam, o dispositivo pode ser conhecido como um aparelho de empresa ou aparelho pessoal.
O perfil de trabalho é mais seguro e totalmente separado do pessoal, a empresa terá controle maior sobre o perfil profissional, podendo até mesmo restaurar uma senha perdida.
A separação dos perfis é algo bem eficiente e que é visto de longe, os aplicativos do perfil ativado ficam coloridos, os apps do perfil que não está em uso, ficam na cor preto e branco.
Outros
Android Auto finalmente irá funcionar sem fio no Android 11, novidade permite se conectar a sua central de mídia no carro sem precisar de cabos.
O sistema Android 11 agora tem a habilidade de reiniciar após uma atualização e não precisar mais solicitar a senha de desbloqueio, algo que normalmente acontece quando o telefone é desligado ou reiniciado.
A rede neural (IA) graças a sua capacidade assíncrona, agora conta com recursos avançados e menor sobrecarga durante o uso, deixando as operações mais rápidas.
O teclado recebe a API WindowInsetsAnimationController, qualquer aplicativo de teclado pode contar com animações mais naturais e totalmente integradas com o sistema.
A loja Google Play será utilizada para atualizar até 12 módulos diferentes do sistema, então a GPU e outros podem ser atualizados como um aplicativo, trazendo atualizações para melhorar a segurança, privacidade e até o desempenho de forma simples e eficiente nos aparelhos compatíveis.
Os usuários irão encontrar o recurso Nearby Share, que permite compartilhar links, documentos, arquivos, imagens e muito mais, o interessante é que não será preciso nem de internet para enviar esses itens para seu amigo.
Desenvolvedores
ADB incremental é algo que irá afetar os desenvolvedores de forma positiva, o Google revela que a novidade permitirá que APKs maiores de 2GB sejam até 10 vezes mais rápidos para instalados/transferidos de um computador para um telefone Android 11 compatível.
Os desenvolvedores agora precisam de uma aprovação do Google para que seus aplicativos tenham localização em segundo plano, a intenção é evitar que qualquer app, inclusive os mal-intencionados, tenham acesso a sua localização 100% do tempo.
Quando um aplicativo é fechado de forma inesperada, graça a uma nova API, o app conseguirá coletar maiores informações e ações que foram realizadas para que o aplicativo fechasse dessa forma.
Os desenvolvedores contam com o GWP-ASan, ferramenta de alocação e amostragem, ajuda a descobrir erros e problemas de memória, melhorando o desenvolvimento e a utilização dos aplicativos na vida real.
A depuração pode ser feita sem fio, que será mais rápida e eficiente em comparação com a tradicional do cabo, já que a velocidade estará limitada ao chip Wi-Fi do dispositivo que é muitas vezes mais rápido do que uma conexão a cabo.
Resumo
O Android 11 está melhor do que nunca, conta com muitos recursos, mas também traz melhorias importantes para os itens já existente nas versões anteriores.
Google revela que o Android 11 começou a chegar hoje nos telefones da linha Pixel 2, Pixel 3 e Pixel 4, mas também chegará em aparelhos da Xiaomi, OnePlus, Realme, Oppo e de outras fabricantes em breve.