API Overscan é removida do Android 11, assim o sistema não permitirá que apps de terceiros tenham gestos de navegação exclusivos.
Quando o Android 10 foi lançado, um dos seus grandes destaques foi a nova navegação por gestos, que permite utilizar o sistema com alguns gestos na tela e sem precisar dos botões virtuais.
Agora o Google quer ir ainda mais longe, retirando o recurso que permite criar gestos em aplicativos.
API Overscan não está no Android 11, então apps de terceiros não podem ter gestos de navegação exclusivos
O Google confirmou que a API Overscan estará sendo removida no Android 11, a empresa revela que a retirada foi feita porque não era mais usado por nenhum produto.
Para quem não conhece, a API Overscan é muito bem utilizada em TVs, já que ela permite que o aplicativo consiga adaptar o tamanho da imagem para o tamanho da tela da televisão.
Ela também é utilizada nos smartphones, nesse caso a API permite que aplicativos tenham gestos e que possam até mesmo esconder a barra de navegação do sistema, algo que anteriormente era bem interessante e que muitos aplicativos de gestos utilizaram para melhorar a vida dos usuários do Android.
Agora com o Android 11 e seus gestos, a API deixará de existir e irá afetar alguns aplicativos que utilizam a mesma para realizar os gestos de navegação nos aplicativos.
Android 10 tem gestos de navegação obrigatórios
Logo depois de ser anunciado, o Android 10 trouxe a regra para que os gestos de navegação fossem obrigatórios nos aparelhos das fabricantes, assim seria uma escolha do usuário selecionar qual o tipo de navegação que queria utilizar no sistema.
Isso significa que com a remoção da API, o Google quer fortalecer ainda mais os gestos do sistema, que inclusive podem ser utilizados por todos os aplicativos atuais.
Resumo
O Android 11 está trazendo algumas mudanças importantes, a remoção da API Overscan é uma forma de focar ainda mais na navegação de gestos do próprio sistema, recurso que também pode ser integrado aos aplicativos de terceiros.
Lembrando que o Android 11 também irá utilizar apenas a câmera do sistema como padrão para apps que não possuam software para tirar fotos e fazer filmagem, a mudança tem como foco a privacidade dos usuários.
Ainda sem data de lançamento oficial, o Android 11 ainda em teste, deve ser lançado em algum momento de setembro.
Via: XDA