Pular para o conteúdo

Android 11 pode ganhar desbloqueio automático após atualização

Android cadeado

Commit mostra que Android 11 pode ter desbloqueio automático após instalação de atualizações do sistema.

Atualmente sempre que o telefone é reiniciado, o usuário precisa colocar a sua senha novamente, mas isso pode mudar no próximo ano, pelo menos para atualizações.

O novo recurso surgiu no commit do Android, que mostra os avanços e até mesmo recursos que são pedidos para que o Android tenha novas funções no futuro, como é o caso dessa novidade.

Continuar depois de reiniciar

A intenção é permitir que as atualizações de sistema sejam completadas e que os usuários tenham a possibilidade de utilizar o aparelho o mais rápido possível, até mesmo excluindo a obrigatoriedade de colocar a senha após a reinicialização que é feita para completar a instalação da atualização.

Essa novidade seria muito bem-vinda para todos os usuários, já que após a instalação de uma nova versão do sistema, o telefone continuaria da mesma forma que estava anteriormente, então o usuário pode, por exemplo, usar a digital para desbloquear o telefone, algo que iria hoje em dia exige a colocação da senha em um primeiro momento quando o dispositivo é reiniciado ou ligado.

Android 11 continuar apos atualizar

A descrição do recurso mostra em detalhes como ele deverá funcionar na pratica:

“Quando um OTA é baixado, o RecoverySystem pode ser operado para armazenar com segurança a tela de bloqueio do usuário usando a função IRebootEscrow HAL. Isso fornecerá acesso a credenciais criptografadas, credenciais de mestre de chaves (CE) e possivelmente outras para desbloqueá-las quando o dispositivo for reinicializado após uma OTA (atualização). ”

Infelizmente como recurso precisa de HAL, nem todos os aparelhos atuais possuem esse hardware para conseguir utilizar essa novidade, mas no futuro essa peça pode ser um dos itens que o Google pode exigir para as fabricantes.

De qualquer formar, o recurso Support Resume on Reboot ainda não tem data para estrear no sistema, ele pode chegar mais rapidamente em uma atualização Pixel Feature Drops (para aparelhos Pixels), mas tudo indica que ele pode ser parte integral do Android 11.

Via: XDA

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *