Depois de muitos meses de testes, Android 12 acaba de ser lançado oficialmente pelo Google, traz muitas mudanças, recursos e novidades únicas.
Diferentes das versões anteriores do sistema, o Android 12 está chegando com mudanças bem profundas, se destacando por ter muitas diferenças, principalmente no visual.
Claro que iremos revelar as novidades, mudanças e recursos mais importantes que o sistema está trazendo para os consumidores.
Visual renovado no Android 12 graças ao Material You
O Material You é o recurso mais importante para o Android em personalização, ele simplesmente permite ter cores únicas no sistema por completo.
O seu funcionamento é bem simples, ele irá pegar as cores do seu papel de parede e aplicar ao sistema e aplicativos compatíveis, então os botões, widgets e outras partes terão a cor que está em destaque.
Além de mudanças em cores, o Material You também traz otimizações que resultam em animações mais suaves, interface mais rápida, responsiva, menor consumo de energia, botões do tamanho do dedo e cantos arredondados.
Temos novos ícones de câmera e microfone, que surgem quando um aplicativo está utilizando um dos dois recursos, então os usuários também podem acessar o menu rápido e desativar o acesso ao microfone e câmera para todos os aplicativos de uma só vez.
Quando os aplicativos são abertos, eles mostram uma tela com o logo, o desenvolvedor pode escolher o logo para essa tela.
Existe um modo de uma mão, que quando ativado, diminui o tamanho da tela, deixando a parte superior sem uso e a parte inferior temos o aplicativo.
Android 12 traz otimizações de desempenho e armazenamento
Sistema está chegando com a promessa de diminuir o uso da CPU em até 22% e reduzir o uso dos núcleos mais poderosos da CPU em até 15%, assim gerando menor uso da bateria.
Google fala que a carga de trabalho e a latência foram otimizadas, trazendo performance melhorada de 2x a até 47x em alguns casos.
Os serviços em primeiro plano também foram melhorados, o sistema traz prioridade elevada para aplicativos que estão em uso, mesmo se recursos como economia de bateria e/ou Doze estiverem ativos, o que no final se traduz em eficiência e rápido uso do hardware.
Agora o sistema tem classe de desempenho, que traz uma experiência melhorada para aparelhos mais potentes, se o dispositivo tem os requisitos mínimos da classe de desempenho, eles recebem a capacidade de utilizar a câmera, multimídia, codificação, resolução de tela e desempenho de leitura ao máximo.
A navegação por gestos foi melhorada, ela evita toques acidentais e está focando ainda mais na tela cheia, permitindo o uso rápido das aplicações e menor chance de realização de gestos involuntários.
Hibernação de aplicativos é novo, ele é um recurso para apagar os dados de apps que não são utilizados, conseguindo liberar espaço do armazenamento interno.
Foco do Android 12 é maior em games do que versões anteriores
Game Dashboard (painel de controle para jogos) é a maior novidade para os jogadores, ele traz um painel de controle completo, permite selecionar um perfil de energia para jogos (não afeta o sistema), tem configurações para transmissão de games para o YouTube, para o modo não perturbe, de ajuste de desempenho nos jogos, para tirar printscreen e muito mais.
Com API novas, o feedback háptico traz novas possibilidade, trazendo respostas mais precisas e rápidas em games e aplicações, o interessante é que a API também funciona em controles de jogos, trazendo vibrações mais eficientes para o acessório.
A loja Google Play no Android 12 traz a capacidade de o usuário começar a jogar o game antes mesmo do download terminar, mas o game precisa ter um símbolo de raio, para mostrar que é compatível com a novidade.
Android 12 traz recurso de transferir o WhatsApp do iPhone para o Android
Anteriormente era preciso de um aparelho da Samsung com o Android 10 ou superior para transferir o WhatsApp de iPhone para o Android.
Agora as coisas mudaram, o WhatsApp e o Google trabalharam juntos para conseguir adicionar essa função ao novo sistema.
Isso significa que aparelhos com o Android 12 agora possuem o recurso de transferir conversas, fotos, vídeos e mais do WhatsApp de iPhone para o Android.
Já explicamos como funciona o recurso de transferir o WhatsApp de iPhone para o Android 12.
Mais partes do Android 12 podem ser atualizados na loja Google Play
O sistema Android 12 chega mais modular do que as versões anteriores, graças ao projeto Mainline, até o ART, tempo de execução do Android, pode ser atualizado, trazendo mais segurança e performance para todos.
Transcodificação de mídia é uma novidade para o sistema, mas ele também é um recurso que receberá atualizações diretamente na loja Google Play.
Notificações mais rápidas e eficientes no Android 12
A primeira mudança acontece para evitar distrair os usuários, algumas notificações de aplicativos podem sofrer atraso de até 10 segundos, assim atualizações de apps e outros itens que não possuem muita importância, não serão mostrados.
As notificações estão mais rápidas, mas a novidade fica para os aplicativos, que ao apertar em uma notificação, terão que abrir quase instantaneamente, mas essa novidade está restrita para apps que são desenvolvidos para o Android 12 em especial.
Ficou mais fácil colocar as notificações em soneca, assim elas irão reaparecer novamente no tempo pré-determinado.
Existe um novo gesto para baixar as notificações, basta arrastar a parte inferior da tela para baixo, assim você poderá conferir facilmente todas as notificações disponíveis.
Melhorias do Android 12 para multimídia e outros
A transcodificação de mídia é um recurso para trazer maior compatibilidade ao sistema, como muitos aplicativos estão utilizando o codec HEVC no momento, ele traz um recurso que consegue converter esse tipo de arquivo para AVC, que é um codec mais compatível com todos os tipos de aparelhos.
AVIF (AV1 Imagem File Format) é suportado no sistema, os arquivos nesse formato conseguem ter maior qualidade e são mais leves do que os JPEG tradicionais.
Com uma nova API para conteúdo rico (áudio, vídeos, imagens, texto, marcações e mais), agora é possível copiar o conteúdo de uma aplicação e colar em outra sem problemas.
Extra Dim chega para permitir escurecer ainda mais a tela e proteger seus olhos no escuro, com a opção ativada (em acessibilidade) é possível diminuir ainda mais o brilho mínimo do telefone e assim fica mais fácil ler no escuro.
O Bluetooth LE é suportado no sistema, inclusive traz um codec para esse tipo de conexão, o LC3, assim é possível ter uma melhor qualidade de áudio em taxa de bits até 50% menor, utiliza menos bateria, permite múltiplos fluxo de áudio e muito mais, mas é preciso de aparelhos e dispositivos com o hardware suportado.
Outros recursos que o Android 12 possui
O aplicativo do Android Auto não é compatível com o Android 12, mas nem precisa, o sistema conta com o recurso integrado, inclusive é possível utilizar Google Assistente para comando de voz, essa novidade é chamada de modo de condução do Google Assistente.
Chrome no Android 12 permite utilizar janelas, o que traz controle ainda maior sobre o que está aberto no navegador, até 5 janelas podem ser abertas, mas as abas continuam ilimitadas.
Sistema traz a capacidade de compartilhar a senha do Wi-Fi utilizando o compartilhamento por proximidade, claro que o QR Code tradicional também se mantém para ser utilizando quando quiser.
A captura de tela agora tem o recurso que permite que você consiga a imagem completa de uma página, ou de uma parte que mais te interessa e não apenas da parte que está sendo visualizada na tela.
O mecanismo de busca do sistema agora encontra itens até mesmo nos aplicativos, mas apenas se o desenvolvedor trazer suporte para essa função.
Rotação automática está mais eficiente ao contar com inteligência artificial, ela permite utilizar a câmera frontal para deixar rotação da melhor forma possível para o usuário, a imagem capturada pela câmera fica apenas no telefone e é apagada depois da sua utilização.
Em gestos, é possível finalmente desativar o gesto para chamar Google Assistente, assim permitindo que o próprio usuário decida se quer ou não esse gesto ativo.
Segurança e Privacidade
Temos uma nova central de privacidade (painel de privacidade), que permite a visualização de dados de como os aplicativos estão utilizando as permissões.
Para localização, temos duas novas opções, a “Precisa” indica corretamente a sua posição no mapa, a “Aproximada” irá mostra sua localização aproximada na região, assim mantendo a sua privacidade protegida.
Ainda falando em localização, o Bluetooth não precisa mais dessa permissão para funcionar e emparelhar com dispositivos, assim a sua privacidade está mais protegida.
WebView agora é utilizado no modo de cookies SameSite, trazendo mais privacidade, segurança e maior controle sobre os cookies dos sites e como eles podem ser utilizados.
Lançamento e dispositivos compatíveis
Como esperado, o novo Android 12 já está disponível no AOSP (Projeto Android de Código Aberto), inicialmente ele estará chegando nos aparelhos da linha Google Pixel 3 ou superior nas próximas semanas.
Dispositivos de outras fabricantes devem receber a atualização nas próximas semanas ou meses, como sabemos, cada fabricante tem um tempo para atualizar cada um dos seus modelos.