Android 12L é anunciado, é uma versão destinada para telas grandes, o sistema estará chegando em tablets, dispositivos flexíveis e até para o Chrome OS.
Com o Android 12 já lançado, o Google dá o próximo passo, focar ainda mais em dispositivos que possuem telas maiores do que os telefones atuais, e que estavam esquecidos pelos desenvolvedores.
Mas com os tablets voltando com tudo ao mercado, dispositivos dobráveis começando a ficar disponível em vários lugares e com o Chrome OS crescendo sem parar, a aposta do Google chega para melhorar o uso desses dispositivos.
Android 12L traz recursos para aproveitar as telas grandes de tablets, Chrome OS e dispositivos dobráveis
O Google acaba de anunciar o Android 12L, sistema dedicado para telas grandes, trazendo recursos para que dispositivos dobráveis, Chrome OS e tablets tenham melhor aproveitamento dos aplicativos e das telas enormes que possuem.
No Android 12L temos refinamentos e melhorias na interface do usuário, que agora em tela com mais de 600p, apresenta novidades como notificações em duas colunas e otimizações do sistema para essas telas.
O primeiro destaque do Android 12L é sua barra de tarefas, que fica na parte inferior da tela, ela permite que você tenha multitarefa de forma rápida e simples, basta arrastar um dos apps para a tela e pronto, a tela será dividida entre a aplicação que estava em uso e a que você acabou de arrastar.
O sistema traz melhorias e maior estabilidade para a proporção da tela, o formato pode ser facilmente personalizado de várias maneiras pelas fabricantes.
Como esperado de uma nova versão do sistema, o Android 12L traz novas API e recursos, todos otimizados para manter os aplicativos funcionando em diversos tamanhos, formas e jeitos.
A interface permite que os aplicativos sejam adaptativos, o que permite maior responsividade em todos os tipos de tamanhos e formas dos aparelhos equipados com o sistema.
O mais interessante é que o Android 12L traz melhorias para os aplicativos funcionarem em telas grandes, o que permite ter duas colunas no app, algo interessante, por exemplo, para apps de mensagens, que uma parte revela quem enviou as mensagens e a outra o conteúdo da mesma, mas claro que isso é só o começo e os desenvolvedores terão muitos formatos diferentes para desenvolverem suas aplicações.
Quando o Android 12L será lançado?
O Google revelou que a primeira previa do Android 12L chegará ao Lenovo P12 Pro, mas que a imagem e ferramentas do sistema para o emulador de Android 12L já está disponível no Android Studio.
A intenção é que o Android 12L seja lançado até o fim de março (primeiro trimestre de 2022), mas até lá, o Google promete liberar versões de testes também em dezembro, janeiro e fevereiro, o que permitirá que conhecer melhor o sistema e que os desenvolvedores testem as suas aplicações.
Android 12L também é para telefones
Google deixar claro que o Android 12L é destinado para as telas grandes, mas revela que o sistema também é para smartphones, mas a maioria dos novos recursos não serão visível em telas menores.
Mesmo assim, o Android 12L também terá uma versão de teste para os aparelhos da linha Pixel, então o Google poderá avaliar como as novidades estão funcionando nas telas grandes e se as telas pequenas são afetadas de alguma forma.
Via: Androiddevelopers