Rumores indicam que o Android 13 deve finalmente trazer suporte completo para o áudio espacial, o que permitirá utilizar o recurso por completo.
Atualmente o Android 12L traz suporte parcial para o áudio espacial, então a próxima versão do sistema tem grandes chances de melhorar esse suporte.
Item é bem interessante, principalmente para quem possui um fone de qualidade e que gosta de aproveitar conteúdos como filmes, séries e jogos.
Suporte total para áudio espacial deve chegar ao Android 13
Para áudio espacial, é preciso de latência variável, algo que chegou com o HAL 7.1, que traz ajuste em tempo real da latência do fluxo de som de saída.
Se você nunca ouviu falar de áudio espacial, ele é um efeito que cria basicamente um ambiente de som em 3D ao redor do usuário.
Isso significa que o som pode vim de qualquer lugar e assim, trazer uma experiência aprimorada em todos os sentidos, principalmente para filmes, jogos e séries, que poderão “enviar” o som de diferentes partes, deixando o usuário mais envolvido com o conteúdo.
De uma forma ainda mais simples, podemos dizer que o áudio espacial permite que os criadores enviem áudios direcionados para uma parte do ambiente ao redor do usuários, criando uma atmosfera bem interessante, que se resume, em sons em diversas partes e que se destacam, permitindo que os usuários tenham uma sensação aprimorada da direção do som.
No momento, foi descoberto que o Android 13 traz pelo menos dois perfis para controle da latência, um livre que permite aproveitar totalmente o áudio espacial, o outros é o LOW, de baixa latência, que traz até 100ms, e que tem seus próprios usos específicos.
Como sempre acontece, o Android 13 está em fase de teste no momento, não é garantido que esse recurso fique disponível na versão oficial do sistema, mas com o suporte parcial do áudio espacial disponível no Android 12L, não é difícil imaginar a sua chegada para a próxima versão oficial do sistema Android.
Lembrando que o Android 13 está no Preview 2, mas não deve demorar muito para receber a beta 1, que chega como um verdadeiro sistema para teste, com a maioria dos recursos que se manterão e trazendo outras novidades que ainda não foram anunciadas.
Via: Esper.io