Pular para o conteúdo

Android 13 terá suporte completo ao Bluetooth LE Audio

Bluetooth

Bluetooth LE Audio deve chegar ao Android 13 com suporte completo para o uso total da tecnologia de áudio sem fio.

Curiosamente, o Android 12 foi lançado com a API para o Bluetooth LE Audio, mas por falta de tempo, o item não possui suporte suficiente para o uso total da tecnologia.

Mas a próxima versão do Android deve ser lançada com tudo o que é preciso para que os usuários utilizem a novidade e consiga ter todos os benefícios que ela traz.

Bluetooth LE Audio deve chegar com suporte completo no Android 13

Já descobrimos alguns recursos que podem chegar com o Android 13 no próximo ano, mas as novidades não param por aí.

Android 10 Logo

A nova revelação é que o Android 13 pode ser o primeiro a apresentar suporte completo ao Bluetooth LE Audio, o que irá trazer melhorias e novas opções para os usuários.

A novidade surgiu no Android Open Source Projetc (AOSP), que é o Projeto de Código Aberto do Android, inclusive no site, é possível conferir os novos recursos que devem surgir nos próximos Android ou em algum momento no futuro do sistema.

Para a utilização desse tecnologia, além de fones sem fio compatíveis, é preciso que os aparelhos também tenham acesso ao recurso, algo que atualmente está disponível em processadores como o Snapdragon 865 Plus, Snapdragon 888 ou superior.

O Bluetooth LE Audio é um Bluetooth de baixa energia (Low Energy), então ele irá utilizar o mínimo de energia para se conectar e transmitir dados, o que ajuda a bateria a durar por um tempo maior.

Bluetooth LE para áudio

Outra vantagem da tecnologia, é a sua capacidade de transmissão de múltiplos fluxo de áudio, o que significa se conectar em vários aparelhos ao mesmo tempo e ter um som aprimorado, por exemplo, com várias caixinhas de som tocando a mesma música, ou vários fones de ouvido conseguindo escutar o mesmo som.

Para essa tarefa, além do Bluetooth LE Audio, temos o codec LC3, que é um codec de baixa complexidade, ele foi criado para transmitir poucos dados, mas manter o áudio em alta qualidade.

O codec LC3 promete taxa de bits 50% menor em comparação com a tradicional, o que ajuda a economizar muita energia, mas o destaque é que ele consegue manter a qualidade do áudio mesmo utilizando uma taxa menor.

Com essas melhorias, o Android 13 se tornará um sistema mais completo, permitindo que os usuários com aparelhos e fones sem fio compatíveis, tenham menor gasto de energia ao utilizarem o Bluetooth LE Audio para escutar suas músicas.

Via: Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *