O Google liberou hoje o Developer Preview 1 do Android 14, primeira versão de teste do sistema traz melhorias na acessibilidade, duração da bateria e na segurança.
Com o Android 13 sendo liberado para muitos aparelhos e as fabricantes ainda trabalhando no sistema, o Google já está anunciando a próximo versão do Android.
O Android 14 traz aprimoramentos para muitos recursos que chegaram no Android 12L e no Android 13, ou seja, o suporte para telas de diversos tamanhos, ainda é um grande foco no sistema.
Android 14 Developer Preview 1 é lançado: foco é em acessibilidade, duração de bateria e segurança
O novo sistema, Android 14, já começou seus testes, as versões Developer Preview são destinadas para os desenvolvedores que querem testar as suas aplicações, mas claro que os usuários mais curiosos também podem utilizar, mas é preciso estar ciente que terá muitos bugs e problemas nessa versão inicial.
Como era esperado, o Android 14 traz muitas novidades, para a acessibilidade, temos uma melhoria na hora de dimensionar as fontes, agora é possível em até 200%, anteriormente, no Android 13, o máximo era de 130%, além disso, o dimensionamento está mais inteligente, deixando o texto mais legível sempre que possível.
Para aumentar a duração da bateria, iremos encontrar muitas novidades, os aplicativos em primeiro plano ganham mais restrições, o mesmo acontece com alarmes e transmissões internas, o que no final irá aumentar a chance de diminuir o consumo de energia, fazendo a bateria durar mais tempo.
Em segurança temos uma grande melhoria, ela chega para aplicações sideload, que são os APKs que podem ser instalados no sistema.
No Android 14, os APKs só podem ser instalados se forem desenvolvidos para funcionarem no Android 6.0 Marshmallow ou superior (API 23), se for mais antiga, a instalação não será feita e os usuários receberão a seguinte mensagem:
“INSTALL_FAILED_DEPRECATED_SDK_VERSION: App package must target at least SDK version 23, but found 7”
Se um aplicativo antigo estiver instalado no seu Android 13, quando for atualizar para o Android 14, ele se manterá, mas a instalação de outros apps que foram desenvolvidos para versões anteriores não poderão ser instalados quando estiver utilizando a versão mais atual.
O Google fala que essa nova restrição aumenta a segurança do Android, já que os malware são feitos pensando na API 22 ou anterior, sistemas que não contam com proteções avançadas e que conseguem burlar as permissões, já que o modelo de permissão estreou no Android 6.0 Marshmallow.
Se você realmente precisar instalar um APK antigo no Android 14, e quiser correr o risco de segurança, ainda será possível fazer a instalação de forma manual, utilizando o ADB e o comando:
adb install --bypass-low-target-sdk-block FILENAME.apk
Para aplicativos, o sistema de definir o idioma está mais fácil, permitindo que os usuários em poucos passos deixem o app com a linguagem diferente da selecionada no Android.
Como falamos, o Android 14 chega para melhorar o suporte para telas de todos os tipos, tamanhos e formatos, os desenvolvedores ganham mais facilidades para criar apps que sejam compatíveis com telefones, tablets e dispositivos dobráveis.
O novo Android 14 Developer Preview 1 está sendo liberado para os aparelhos da linha Google Pixel 4a ou superior, excluindo os Google Pixel 4 e Pixel 4 XL.
Por fim, um detalhe interessante na nova versão, o Android 14 terá uma nova versão por mês, em fevereiro temos o Developer Preview 1, em março o Developer Preview 2, em abril o Beta 1, maio irá trazer o Beta 2, junho contará com Beta 3 e em julho, teremos uma exceção, será o único mês que terá o Beta 4, Beta 5 e outros que forem necessário, possivelmente o sistema será lançado oficialmente em agosto.
Fonte: Developer Android