O Android 14 chegará oficialmente com suporte para redes de satélite, que será de grande ajuda em algumas situações e localidades mais afastadas.
Sistema Android 13 já foi lançado, mas oficialmente é encontrado apenas nos aparelhos da linha Pixel, mas a empresa já está trabalhando na próxima versão.
Android 14 Beta já foi até citado pelo Google na página de teste do sistema, o que indica que já existem planos concretos para a novidade ficar disponível.
Suporte para redes de satélite chegará no Android 14
Mas a grande novidade é que o sistema Android 14 chegará com suporte para redes de satélite, o que será de grande utilidade.
Atualmente a rede das operadoras são perfeitas para as cidades grandes, já que existem muitas antenas e os usuários podem utilizar a internet, ligações e muito mais sem maiores problemas.
Mas em regiões mais afastadas, os usuários possuem pouco acesso a recursos tradicionais, como torres de telefonia, acesso a internet por cabo e muito mais.
Para essas regiões, a rede via satélite são as melhores, já que irão funcionar em lugares distantes e permitirão acesso a rede de internet, ligações e outras facilidades.
Então o suporte para redes de satélite para o Android 14 será muito bem-vindo, já que os dispositivos poderiam utilizar essas redes sem maiores dificuldades, então mais aparelhos podem chegar com esse suporte no futuro.
Atualmente nos EUA, a Starlink, que oferece internet via satélite e a operadora T-Mobile, anunciaram que utilizarão a rede de satélites SpaceX para aumentar a cobertura e permitir que os usuários possam pelo menos mandar mensagens em locais que não possuem sinal de rede tradicional da operadora.
Então ter um sistema que traga esse suporte, será interessante para o futuro, que permitirá que os aparelhos Android compatíveis possam usar esses satélites para manter comunicação, mesmo em áreas mais afastadas.
Mas essa novidade ainda irá demorar para ficar disponível, já que a Starlink e a T-Mobile revelam que a rede via satélite chegará apenas no final de 2023, data aproximada em que também é esperado para o lançamento do Android 14 oficial.
Fonte: Twitter