Com o novo sistema Android 15, os usuários poderão selecionar a barra de tarefas que quer utilizar em tablets e dispositivos dobráveis.
Essa mudança é muito importante para quem possui aparelhos com tela grande e que agora poderá usar a barra que for mais conveniente para o seu estilo de uso.
Novidade estreou no Android 12L, mas com o tempo acabou mudando um pouco, mas com duas versões disponíveis, os usuários estão no controle.
Barra de tarefas do Android 15 conta com dois estilos
Como falamos, a barra de tarefas para tablets e dispositivos flexíveis estreou no Android 12L, quando o Google começou a apostar novamente em telas grandes.
Assim como em um computador tradicional, o sistema trouxe uma barra de tarefas que ficava fixa na parte inferior da tela, ou seja, sempre era visível, até mesmo em jogos e vídeos.
Com o Android 14, a barra sofreu algumas mudanças, passou a ter um formato de pílula e só aparecia depois que o usuário fizesse o gesto de arrastar a parte inferior da tela para cima, essa novidade chegou junto com os Pixel Tablet e Pixel Fold, esse último é o primeiro telefone dobrável do Google.
O Google liberou o Android 15 Preview 2 e uma das suas inovações escondidas é a possibilidade de escolher entre os dois estilos da barra de tarefas, algo que estava no Android 14 em teste, mas não foi liberado oficialmente.
Para o usuário, essa alteração é algo muito interessante, permitindo que cada pessoa selecione a melhor para o seu estilo de uso.
A troca da barra é muito simples, ela por padrão vem em formato de pílula e que some depois de um tempo, se o usuário apertar e segurar em um lugar vazio da barra, irá surgir a opção “Sempre mostrar a barra de tarefa”, se ativada, a barra passa a ser fixa como no Android 12L.
O estilo em forma de pílula é ideal para os usuários tradicionais, que precisam de acesso para alguns apps de vez enquanto, mas a barra de tarefa fixa é excelente para os usuários que gostam de alternar entre os apps, abrir várias aplicações na tela ao mesmo tempo, ou seja, que fazem uso de multitarefa.
De qualquer forma, com o Android 15 os usuários poderão selecionar a barra de tarefas, pelo menos nos dispositivos do Google, já nos vendidos pelas fabricantes, as empresas irão decidir se permitirá a alteração.
Fonte: Androidauthority