Com o novo sistema em desenvolvimento, Android 15, uma das novidades é a chegada da vibração adaptativa.
Recurso será de grande utilizada para quem não gosta dos toques e notificações com som, e acha mais confortável deixar os aparelhos para vibrar.
A função irá analisar o ambiente e o material onde está e irá controlar a vibração para melhorar a experiência de uso.
Vibração será intensa ou mais fraca automaticamente no Android
Inovação está disponível no Android 15 Beta 2 e é muito interessante para quem utilizar apenas vibração.
Normalmente, dependendo do material que o aparelho está, ele irá tremer fazendo até mais barulho do que um toque tradicional, em outros momentos, ele vai vibrar tão baixo, que nem dará para notar.
Com a vibração adaptativa, o Google quer melhorar a experiência dos usuários, permitindo que o celular trema no nível certo dependendo do contexto.
A nova opção tem maiores detalhes revelados antes da ativação, confira:
“Ajusta automaticamente a vibração do seu telefone com base no ambiente.
O microfone do smartphone e outros sensores são usados para determinar o nível de ruído e o contexto. Nenhum dado será registrado.”
Com o recurso em uso, o sistema do telefone irá utilizar sensores para verificar o ambiente, o que inclui o microfone, assim conseguindo avaliar o material onde o dispositivo está e o barulho ao redor.
Ao conseguir todos esses dados, ele irá vibrar e irá se adaptar automaticamente, por exemplo, em uma mesa, ele irá tremer mais fraco, já que normalmente a madeira faz mais barulho, já em um sofá, será o contrário, ele irá vibrar na velocidade máxima, já que o pano e a espuma do móvel conseguem absorver a vibração mais facilmente.
Mas também irá vibrar diferente com base nos sons ao redor, se estiver com grande barulho, a vibração mais intensa será utilizada, para os locais com pouco tumulto, o dispositivo irá tremer mais suavemente.
O recurso é de grande interesse para uso diário e irá se juntar a outros como Bateria adaptável e Carregamento adaptativo, que também funcionam automaticamente conforme o que está acontecendo.
Ainda não se sabe se a vibração adaptativa estará disponível em todos os aparelhos, mas é funcional nas linhas Pixel 8 Pro e Pixel 7 Pro com o Android 15 Beta 2.