Com o Android 16 em teste, foi descoberto a opção para compartilhamento de áudio para vários aparelhos.
Novidade já era esperada na versão anterior do sistema, mas apenas agora com o SO mais atual que está chegando.
Para os usuários isso significa a capacidade de transmitir áudio para muitos dispositivos ao mesmo tempo.
Transmissão de áudio agora é possível
O Android 15 trouxe suporte para Auracast, mas curiosamente, nos Pixel, o Google não adicionou a opção para esse recurso.
Agora com o Android 16 Developer Preview 1, a opção de compartilhamento de áudio para diversos aparelhos ao mesmo tempo é liberada.
A transmissão de áudio é muito interessante para todos, ela permite que o telefone se torne uma central de distribuição, conseguindo enviar o conteúdo de som para os outros aparelhos compatíveis ao mesmo tempo e sem problemas.
Função é interessante para quem quer compartilhar o que está escutando com os amigos, mas cada um ouvindo em seu próprio dispositivo ou fone, sem precisar ficar dividindo os acessórios ou colocando mais alto em uma caixa de som.
A criação de fluxo de áudio é bem simples, é preciso ir em “Configurações”, “Dispositivos conectados”, “Preferência de conexão”, “Compartilhamento de áudio”, e ativar o recurso, algo que só é possível nas linhas Pixel 8 e Pixel 9.
Uma vez ativado, o recurso cria uma senha, o que protege a privacidade e não permite que outras pessoas escutem a transmissão, mas ela pode ser desativada a qualquer momento.
Outro detalhe importante, é que existe a opção “Melhorar compatibilidade”, que uma vez em uso, traz mais facilidade para aparelhos auditivos e outros se conectarem no fluxo, mas com isso em uso, áudio pode ter a qualidade reduzida, mas fica melhor para se conectar em mais dispositivos.
Claro que a novidade utiliza a tecnologia Auracast, a mesma encontrada nos Samsung e nos aparelhos de outras fabricantes, mas que está estreando agora como parte do sistema nos Pixel.
Android 16 Developer Preview 1 é a primeira versão de teste do sistema, diferente dos outros anos, a atualização oficial será lançada mais cedo em 2025 e terá dois lançamentos no ano.
Fonte: 9to5google