Uma nova API do Android 16 permitirá que os desenvolvedores utilizem as configurações para colocar as opções de seus apps.
Intenção é que tudo fique centralizado em apenas um lugar, com todas as funções podendo ser ativadas e desativadas pelos usuários.
Mas para tudo funcionar corretamente, os desenvolvedores deverão utilizar a novidade integrada em suas aplicações.
Tudo centralizado em apenas um lugar
Android 16 ainda está em teste, mas foi descoberto uma API que permitirá que as opções dos aplicativos sejam mostradas nas configurações do sistema.

Isso significa que ser for bem utilizada, permitirá que os usuários encontrem tudo o que precisam em apenas um único lugar.
Nova API é chamada de SettingsPreferenceService, e se utiliza pelos desenvolvedores, poderá adicionar opções das aplicações diretamente nas configurações.
Atualmente, as configurações servem para praticamente fazer modificações nos dispositivos, o que inclui ajustes da tela, no áudio e muito mais.
Mas o Google pode estar querendo expandir isso, trazendo as opções de aplicativos para o mesmo lugar, o que em teoria, poderia ajudar os usuários encontrarem mais rapidamente o que procuram.
Com a centralização, todas as preferencias estariam disponíveis no mesmo lugar, o que permitirá controlar o hardware, sistema e os apps de forma mais rápida e eficiente.

Desenvolvedores que estarão no controle, e poderão utilizar ou não a novidade, sendo possível selecionar as opções que irão aparecer, as que possuem dados sensíveis e que precisam ser alteradas diretamente no aplicativo e as que podem ser modificadas sem consentimento.
Mesmo sendo algo interessante, não parece que será muito utilizado, já que não deverá funcionar como muitos pensam.
Além da obrigatoriedade de os desenvolvedores adicionarem a API em suas aplicações, nem todas as opções podem estar disponíveis, sendo necessário entrar no próprio aplicativo para realizar alguns dos ajustes necessários.
Ao que parece, essa novidade será algo mais dedicado para as fabricantes, que poderão adicionar nas configurações os ajustes dos seus aplicativos, permitindo que os usuários controlem o sistema e as aplicações pré-instalada em um só lugar.
De qualquer forma, será interessante acompanhar o lançamento do Android 16, que poderá mostrar mais detalhes de como tudo funciona e se os desenvolvedores irão dar suporte para a API.
Fonte: Androidauthority
Deixe um comentário