Pular para o conteúdo

Android 16 tem recurso para deixar a tela ainda mais escura

realme 12+ 5G tela ligada

O novo Android 16 mesmo em teste está trazendo um recurso para deixar a tela ainda mais escura.

Inovação já tinha sido vista anteriormente na beta do Android 15, mas nunca foi liberada oficialmente para os usuários.

Com o novo sistema, a inovação está disponível, mas ao que tudo indica, nem todos os modelos de telefones devem trazer suporte.

Redução de brilho poderá ser além do mínimo

Com o Android 16 Developer Preview 1, foi descoberto que o SO conta com o recurso para deixar a tela ainda mais escura.

Android 15 tela ainda mais escura (Even Dimmer)

A função é chamada de “Even Dimmer” e permitirá baixar ainda mais o brilho além do mínimo tradicional das telas.

Novidade é encontrada no setor de acessibilidade, e deve ser ativada manualmente, o mais interessante, é que depois de estar em uso, estará visível na barra de brilho do Android.

Atualmente o Android possui a redução de brilho extra (Extra Dim), que permite deixar a tela mais escura do que o normal, mas que precisa ser desativado manualmente depois do uso.

Algo interessante da inovação, é que depois de ativar a tela ainda mais escura, o usuário precisará apenas mover a barra de brilho na direção de aumentar a iluminação, que o recurso irá desativar automaticamente, o que claro, é uma evolução muito bem-vinda para quem utilizar a função.

Android 16 logo

O recurso é recomendado para lugares escuros, nos momentos que mesmo com o brilho no último, o display ainda conta com iluminação muito forte, com a função em uso, a tela conseguirá diminuir ainda mais a luz, deixando mais escuro, o que pode ajudar a incomodar menos os olhos.

Atualmente a opção está sendo vista apenas no Pixel 9, e não se sabe se será liberada para outros modelos, e como tem o funcionamento bem parecido com a redução de brilho extra, a tela ainda mais escura acaba se tornando uma substituta para essa função.

No momento, o Android 16 está em teste e não tem data oficial de lançamento, apenas que será liberada em algum momento do segundo trimestre (abril a junho de 2025).

Fonte: Androidauthority

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *