Os apps do Google estão aos poucos sendo retirados do sistema, agora o Android 6.0 Marshmallow chega com poucos aplicativos e permite desinstalar quase todos.
Anteriormente o Google já estava retirando alguns aplicativos pré-instalados que chegam nos aparelhos Nexus, saiba mais em “Google vem reduzindo no Android aplicativos pré-instalados desnecessário para usuários”
Agora a novidade que foi anunciado no evento do Google ontem (29 de setembro) é que o novo sistema Android 6.0 Marshmallow chegará com o mínimo de aplicativos do próprio Google instalados.
E sim, o novo sistema está realmente chegando com alguns poucos aplicativos junto com o sistema, confira:
- Google Documentos
- Google Fit
- Google +
- Google Keep
- Google Play
- Play Banca
- Play Livros
- Play Filmes
- Relógio
- Telefone
- Gmail
- Configurações
Você deve estar pensando nossa, mesmo com a diminuição dos aplicativos pré-instalados o Google ainda está fazendo o usuário gastar muito espaço interno, isso em grande parte acontece já que os usuários não chegam a usam a maioria dos aplicativos listados acima.
Mas a verdadeira novidade é que o novo Android 6.0 Marshmallow chega com a possibilidade de desinstalar praticamente quase todos os aplicativos da lista.
Se o usuário quiser poderá desinstalar de vez e totalmente os aplicativos abaixo:
- Google Documentos
- Google Fit
- Google +
- Google Keep
- Play Banca
- Play Livros
- Play Filmes
Mas claro que para manter o telefone funcionando somente com o básico, os usuários não poderão desinstalar os aplicativos abaixo:
- Google Play
- Relógio
- Telefone
- Gmail
- Configurações
Essa notícia é excelente para quem está querendo comprar ou terá o seu aparelho de 16GB ou menos atualizados para o novo Android 6.0 Marshmallow, com mais espaço livre o usuário poderá instalar mais jogos ou aplicativos.
Atualmente não sabemos se essa era a estratégia do Google para o sistema Android ou isso vem ocorrendo graças aos processos de monopólio que vem sofrendo, na Rússia o Google terá que parar de exigir aplicativos pré-instalados para as fabricantes e nos EUA a empresa vem sendo investiga por monopólio, entre outros.
Não importa o motivo, mas sim que finalmente os usuários poderão desinstalar a maioria dos aplicativos que nunca irão usar e se precisarem em algum momento basta instalar, todos os apps que podem ser removidos estão disponíveis de graça na loja Google Play, só falta esse recurso ficar disponível para remover os vários aplicativos de fabricantes e operadora.