O suporte mínimo do Android Auto será para os dispositivos com o Android 9.0 Pie ou mais recente.
Para os usuários, isso significa que o Android 8.0 ou mais velhos não são mais suportados oficialmente.
A mudança foi realizada a partir desse mês, então já começou a valer na maioria dos casos.
Requisitos mínimos são aumentados
A partir de julho de 2024, o Android Auto exige um dispositivo com o sistema Android 9.0 Pie ou superior.
Mudança foi revelada na página de suporte do Google, que indica claramente a versão mínima do sistema.
Essa alteração é válida para a conexão via cabo, que além do celular, exige um cabo de alta qualidade e uma central multimidia com suporte para o Android Auto.
Como o Android 9 Pie ou mais recente conta com o Android Auto instalado por padrão, não é preciso de nenhum download, mas recomendamos atualizar o aplicativo na loja Google Play Store, o que aumentará a compatibilidade e diminui as chances de problemas.
Para a conexão sem fio, nada muda, ela está disponível no Android 10 para alguns telefones selecionados da linha Galaxy e da linha Google Pixel, mas está liberada para todos a partir do Android 11.
A conexão sem fio exige Wi-Fi 5GHz para o telefone e claro, o carro também precisa ter a mesma tecnologia.
Anteriormente, era necessário ter no mínimo o Android 8.0 Oreo para conseguir utilizar o telefone na conexão com fio, mas agora eles param de funcionar.
Ao que tudo indica, como a versão Oreo do Android é muito antiga, ela está disponível em poucos aparelhos ainda em uso, então poucas pessoas serão afetadas.
Em todo caso, quem estiver com um aparelho com a versão não suportada, é uma boa hora para aproveitar uma promoção e comprar um Android novo, assim conseguindo manter o uso do Android Auto sem maiores problemas com suporte e compatibilidade.
Fonte: 9to5google