Google revela que o sistema Android na Europa irá apresentar ainda mais escolhas para mecanismos de busca, o que permitirá que usuários selecionem o seu favorito mais facilmente.
Em abril de 2019 o Android começou a apresentar opções de motores de pesquisa de terceiros para que os usuários tivessem mais facilidade em selecionar o seu favorito para o navegador e sistema em geral.
Agora a empresa dona do Android revela que mais opções estarão à disposição dos usuários na primeira configuração do sistema.
Android terá mais mecanismo de busca na Europa
Depois receber uma multa de 4.3 bilhões da Comissão Europeia por abuso dominando da sua posição com o sistema Android, Google revelou mudança algumas mudanças no ano posterior.
Uma delas foi a chegada da nova tela de configuração do sistema, que começou a mostrar os mecanismos de pesquisas mais conhecidos em cada país da Europa.
Agora os usuários do Android terão maior poder de escolha e as empresas serão selecionadas seguindo alguns critérios.
No caso dos usuários, a partir de setembro, ao fazer a configuração inicial de um novo aparelho com Android, as pessoas irão encontrar até 12 diferentes buscadores, os mecanismos mudam aleatoriamente toda vez que o sistema precisar ser configurado como um novo aparelho.
Entre as escolhas, teremos 5 empresas que se destacam em cada país, o que é avaliado pelos dados coletados pela empresa StatCounter.
Já no caso das empresas donas de um mecanismo de busca, as coisas ficam melhores em alguns aspectos, mas elas precisam seguir algumas regras para aparecerem na lista.
A grande mudança é que as empresas não precisam pagar mais para surgirem na lista, a adição é gratuita, mas como falamos, existem requisitos que precisam ser seguidos.
Os mecanismos de buscas serão aceitos se tiverem pesquisas ilimitadas e que contenham informações de toda a internet.
Outro fator importante é que o mecanismo precisa estar traduzido para o idioma daquele país em especifico.
Os dois últimos requisitos é que a empresa tenha um aplicativo do mecanismo de busca publicado na loja Google Play e que o Google precisará de recursos técnicos do mecanismo para conseguir fazer e implementação correta em todo o sistema Android.
Claro que o usuário será livre para definir um mecanismo de pesquisa para o sistema e outro para o Chrome, sendo possível fazer a mudança de qualquer um deles quando quiser.
Com o Google mostrando resultados que ás vezes não é tão bom quando deveria, recomendamos que você teste outros mecanismos de buscas, indicamos o Bing e o DuckDuckGo, que muitas vezes podem ser mais eficientes que o próprio Google.
Essas mudanças começam a valer em setembro em toda a Europa, a opção de mudar de mecanismo de busca sempre aparecerá quando o dispositivo é configurado pela primeira vez ou é restaurado para as configurações de fábrica.
Via: Blog Google