O sistema Android Go pode se tornar obrigatório para telefones com até 2GB de RAM, o que poderá melhorar o alcance da plataforma.
O Android Go Edition é a versão otimizada do sistema para dispositivos mais simples com até 512MB de RAM, mas isso pode mudar na versão mais recente.
Alguns documentos mostram que o Google possivelmente irá mudar algumas regras para melhorar o alcance do Android, algo que será ótimo para os usuários e para as próprias fabricantes.
Android Go pode ser obrigatório para aparelhos com até 2GB
O pessoal do XDA teve acesso a um documento, ele é chamado de “Android 11 Go Edition Device Configuration Guide”, e revela como as fabricantes devem utilizar o sistema.
Uma das regras que chamam a atenção é que todos os novos aparelhos com o Android 11 e que possuem 2GB ou menos, devem ser lançados como dispositivos Android Go.
Isso significa que smartphones com até 2GB de RAM serão obrigados a utilizarem o Android Go como sistema principal, o que permitirá trazer um desempenho aprimorado para aparelhos mais simples.
Outra regra importante é que a partir do quarto trimestre de 2020, os aparelhos com Android 10 com 2GB ou menos, também precisam ser lançados como Android Go, o que mais uma vez força as fabricantes utilizarem o sistema mais simples nesses modelos.
No Android 11 os aparelhos com 512MB não serão mais suportados no Android Go, inclusive o Google não irá mais certificar dispositivos com essa quantidade de RAM, sem a certificação, aparelhos não podem acessar a loja Google Play.
Por último, o Google revela que os aparelhos já lançados com Android padrão e que possuem 2GB de RAM ou menos, não devem ser portados para o Android Go e se manterão na versão padrão do sistema que foram lançados.
O que é Android Go?
É um sistema totalmente otimizado para telefones mais simples com pouca memória RAM, espaço de armazenamento limitado e processador lento.
O Android Go conta com muitas melhorias para trazer um desempenho decente para aparelhos mais baratos, permitindo o uso dos dispositivos sem maiores problemas de performance para os aplicativos do dia a dia.
Ele originalmente foi criado para suportar aparelhos com 512MB até 1GB de RAM, mas como podemos ver, o Google poderá aumentar os requisitos para uso do sistema.
Assim como o Android padrão, o Android Go também é atualizado e recebe melhorias importantes a cada ano, algo que podemos ver no Android 9 Pie Go Edition e logo depois no Android 10 Go Edition.
Resumo
Se as novas regras se tornarem oficiais, o Android Go poderá ser obrigatório para dispositivos com até 2GB de RAM, sendo perfeito para trazer um desempenho aprimorado para esse tipo de aparelho.
Infelizmente temos que esperar o lançamento do Android 11 de forma oficial para saber se essas regras realmente serão implementadas pelo Google, se a mudança for real, será uma excelente notícia para usuários que irão adquirir dispositivos mais simples.
Lembrando que o Android 11 está em teste, em Beta 2, seu lançamento deve acontecer em 08 de setembro.
Via: XDA