É o fim para o Android Lollipop, versões 5.0 e 5.1 foram abandonadas oficialmente pelo Google.
A partir de agora, as versões não são mais recomendada para uso, já que poderão apresentar incompatibilidade e ficarem mais inseguras.
Se ainda estiver utilizando um aparelho com um dos sistemas, essa é a hora de comprar um novo dispositivo.
Google Play Services não será mais atualizado para as versões do sistema
Lançado em 2014, o Android Lollipop chegou com a versão 5.0 do sistema e mais tarde foi atualizada para a versão 5.1.
Agora as duas versões são oficialmente abandonadas, então os dispositivos não terão mais suporte do Google e nem receberão correções e outras melhorias.
Isso já era algo esperado, já que o Android 4.4 KitKat já estava abandonado, e o próximo será o Android 6 Marshmallow, algo que deve acontecer em 2025.
Para os usuários do sistema que completa 10 anos do seu lançamento e que representam menos de 1% dos aparelhos atuais, isso significa que não existem mais atualizações.
Sendo mais específico, isso atualmente significa que o Google Play Services não será atualizado, então novos recursos e otimizações não serão liberados para esses dois sistemas.
Para quem não sabe, o Google Play Services é uma forma de manter as versões do Android antigas atualizadas com recursos e otimizações mais recentes.
Mas a partir de agora, o Google Play Services será atualizado e mantido apenas em dispositivos com o Android 6.0 Marshmallow ou superior.
Esse abandono dos sistemas mais antigos é uma forma de liberar o desenvolvimento da ferramenta para se dedicar em novos recursos, otimizações e aprimoramentos que muitas vezes ainda não foram lançados por causa de incompatibilidades e problemas que poderiam acontecer nos SO mais antigo.
Os aparelhos equipados com as duas versões do sistema ainda irão funcionar normalmente, mas mais tarde, não será difícil encontrar incompatibilidades com aplicativos e até mesmo apps que não irão funcionar.
Para todos os casos, a recomendação é comprar um novo Android em promoção, nossa seção tem várias ofertas de lojas conhecidas e de aparelhos recentes, então compre um telefone novo e tenha um sistema mais atual e seguro.
Fonte: 9to5google e Support Google