Google está deixando o Android mais seguro e as fabricantes estão atualizando boa parte dos seus aparelhos equipados com o Android 11 com patch de segurança mais atuais.
O Android está melhorando a sua segurança a cada nova versão do sistema, o que reflete em maior privacidade e menor chance de ser afetado por falhas graves.
Por outro lado, aparelhos com o Android 11 estão sendo muito bem atualizados com os patches de segurança mais atuais.
Android mais seguro do que nunca
O Google revelou que o Android está ainda mais seguro, o sistema está sendo protegido de todas as formas diferentes.
No ano de 2020, o Google Play Protect bloqueou mais de 54 mil aplicativos maliciosos, além de utilizar o aprendizado de máquina para rejeitar o lançamento de quase 1 milhão de aplicativos na loja Google Play.
Para deixar o sistema ainda mais seguro, o Google vem pagando quem descobre vulnerabilidades e falhas, o que permitiu corrigir muitos problemas séries antes de serem de conhecimento público.
A última novidade é vista no Chrome para Android, que permite fazer a troca rápida de senha quando ela é descoberta ou vazada.
Android 12 é mais seguro e conta com novidades para privacidade
Ainda em fase de teste, o Android 12 conta com melhorias de segurança e privacidade, que irão proteger os usuários de muitas ameaças e não deixar que seus dados estejam disponíveis para todos.
O Android 12 contará com o Private Compute Core, recurso que irá processador dados confidenciais do usuário, no próprio dispositivo, sem enviar dados para a nuvem.
O sistema também traz cookie SameSite para o WebView, deixando o usuário mais seguro, com dados mais seguros e com maior controle sobre sua privacidade.
Entre outras novidades, o Material You do Android 12 traz indicação quando a câmera e microfone estão permitidos no app em uso e nas opções rápidas temos os botões para desativar o acesso para a câmera e microfone em todos as aplicações de uma só vez.
Android 12 ainda tem uma nova central de privacidade, permitindo mostrar os dados e aplicativos que possuem permissões e que você tenha um controle maior do que está acontecendo com seus dados.
Sem contar que o sistema Android 12 também traz suporte para chaves digitais de carros e tem modo de localização aproximado.
Maior parte dos aparelhos com Android 11 são atualizados em 90 dias
Outra novidade interessante para o sistema na parte da segurança, é que os patches de segurança estão começando a funcionar como esperado.
Google anunciou que 95% dos aparelhos com o Android 11 recebem atualizações de segurança a cada 90 dias, assim trazendo proteção mais recentes para os usuários do sistema.
Isso significa que o Projeto Treble (Project Treble) continua a melhorar as atualizações do sistema, algo que deve ser ainda melhor com a chegado do Android 12.
Via: YouTube